Topo

Lateral desiste dos EUA para ser titular do Santos e agora sonha com Europa

Zé Carlos virou titular absoluto da lateral após a chegada de Dorival Júnior - SantosFC/Divulgação
Zé Carlos virou titular absoluto da lateral após a chegada de Dorival Júnior Imagem: SantosFC/Divulgação

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

27/08/2015 17h09

O lateral direito Zé Carlos, uma das principais revelações do Santos na “Era Dorival Júnior”, não esquece o momento em que recusou uma proposta do Columbus Crew, dos Estados Unidos, para ser titular absoluto da equipe santista nesta temporada.

“Sempre quis ficar. Sempre foi meu sonho. Ma não tinha oportunidade e apareceu a proposta... Estava certo, tinha conseguido o passaporte na sexta de manhã. À tarde, fui escalado como titular. Foi cancelado tudo e fiquei”, afirmou Zé Carlos.

O lateral tem contrato com o Santos até o fim de 2017. Ele não descarta cumprir o acordo até o fim, mas também não dispensa uma transferência para a Europa neste período. Zé Carlos ressaltou que sonha em atuar no futebol europeu.

“Os clubes europeus veem futebol brasileiro. O sonho de qualquer jogador é ir para a Europa. Se destacar no Brasileiro e Copa do Brasil, os times veem. Sempre foi sonho jogar em time brasileiro, mas almejamos algo maior”, disse.

Zé Carlos foi promovido ao elenco principal do Santos com o técnico Oswaldo de Oliveira no primeiro semestre do ano passado, mas o destro lateral, que atua improvisado na esquerda desde as categorias de base, perdeu espaço com Enderson Moreira e Marcelo Fernandes.

“Eu vinha trabalhando forte. Desde a época que tinha subido. Tinha com Oswaldo de Oliveira, mas não mantive. Depois, veio Enderson e não joguei. Com Marcelo teria, conversou, mas pelo empréstimo não jogou. Fiquei surpreendido [com meu desempenho]”, declarou.

Zé Carlos comemorou bastante a vitória contra o Corinthians e a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, mas ressaltou a dificuldade do jogo e cansaço após a partida.

“Cansado pra caramba. Mas estamos muito felizes, pela vitória, resultado. Professor tinha falado que seria difícil e foi. Felizes por conseguir a vitória e a classificação. O jogo foi difícil. Nós fizemos dois gols na Vila e levamos o resultado, mas foi difícil desde o começo”, concluiu.

Além de destro, o “novo lateral esquerdo” do Santos começou a carreira no meio-campo e se destaca por sua qualidade técnica. Nas categorias de base, o lateral era o cobrador oficial de faltas do time, uma de suas principais virtudes.