Topo

Em 2015, Palmeiras se reabilita e supera desempenho de 3 anos ante grandes

Cleiton Xavier agradece Lucas Barrios após assistência do paraguaio - Eduardo Anizelli/Folhapress
Cleiton Xavier agradece Lucas Barrios após assistência do paraguaio Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Danilo Lavieri e José Ricardo Campos Leite

Do UOL, em São Paulo

28/08/2015 06h01

O ano de 2015 tem sido diferente para o palmeirense. Não é à toa que, mesmo sem título e sem estar brigando por isso no Brasileirão, os torcedores mostram otimismo e uma esperança de futuro melhor daqui para frente.

Só nesta temporada, que ainda tem pouco mais de três meses para ser disputada, a equipe já conseguiu superar o desempenho que teve nos últimos três anos contra as principais equipes do país. E isso somando 2012, 2013 e 2014, contra Flamengo, Botafogo, Vasco, Fluminense, Inter, Grêmio, Cruzeiro, Atlético-MG, Corintians, Santos e São Paulo.

Com a vitória da última quarta-feira (26), no aniversário de 101 anos do clube, o Palmeiras chegou a 10 vitórias em 19 jogos contra os 12 principais times do Brasil nesta temporada.

Entre Paulistão, Brasileirão e Copa do Brasil, o Alviverde derrotou São Paulo (duas vezes), Santos (duas vezes), Corinthians, Fluminense, Vasco, Flamengo e Cruzeiro (duas vezes).

Palmeiras vence e elimina Cruzeiro na Copa do Brasil; veja os gols

A estatística fica ainda mais positiva para o Palmeiras considerando que o time conseguiu eliminar dois grandes em mata-mata. O Corinthians, na semifinal do Paulistão, e o Cruzeiro, nas oitavas de final da Copa do Brasil. A última vez que isso havia acontecido foi em 2012, na semifinal da Copa do Brasil, contra o Grêmio.

Em 2014, foram só quatro vitórias, sendo duas no Paulista e duas no Brasileirão, o que resultou em um quase rebaixamento no Nacional e uma eliminação para o Ituano no Estadual. Antes disso, o Guarani também já tinha sido algoz.

Em 2013, o time estava na Série B e só empatou nos clássicos do Paulistão. Ou seja, não bateu nenhum time entre os maiores do país e foi eliminado da Copa do Brasil antes de encarar um dos maiores. Em 2012, foram cinco vitórias, contra Santos, Grêmio, Botafogo, Flamengo e Cruzeiro e o fatídico rebaixamento.

O DESEMPENHO DO PALMEIRAS CONTRA GRANDES NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS

2015 - Dez vitórias, três empates e seis derrotas
2014 - Quatro vitórias, cinco empates e 16 derrotas
2013 - Quatro empates
2012 - Cinco vitórias, seis empates e 16 derrotas