Topo

Na Série B, Botafogo é excluído de FIFA 16 e anuncia acordo com PES

O Botafogo do presidente Carlos Eduardo Pereira lamentou a ausência no FIFA 16 - Luciano Belford / SSPress
O Botafogo do presidente Carlos Eduardo Pereira lamentou a ausência no FIFA 16 Imagem: Luciano Belford / SSPress

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/08/2015 17h36

Atualmente na Série B do Campeonato Brasileiro, o Botafogo lamentou em nota oficial sua exclusão do game FIFA 16. O clube disse ter sido excluído de ‘última hora’ do jogo e disse “estranhar” a decisão da Electronic Arts, desenvolvedora do game. Por outro lado, o Alvinegro anunciou sua presença no concorrente PES 2016, da Konami.

O Botafogo não é o primeiro grande clube a confirmar ausência do FIFA 16. O Corinthians não chegou a um acordo com a Electronic Arts e assinou contrato de exclusividade com a Konami para o Pro Evolution Soccer 2016 (PES). Goiás e o Sport também não estarão no jogo desenvolvido pela EA.

Outros clubes ainda negociam com a Electronic Arts suas participações no FIFA 16. No ano passado, o futebol brasileiro ficou sem representantes por cautela da empresa, que entendeu que poderia ter problemas na Justiça por dificuldades em conseguir permissão para utilização de imagem dos jogadores.

Confira a nota assinada pelo marketing do Botafogo:

"O Botafogo de Futebol e Regatas esclarece a seus torcedores que não estará presente no game FIFA 16, por decisão unilateral de última hora da Electronic Arts. Mesmo após meses de negociações, a empresa optou por preterir o Clube, que lamenta e estranha a definição.

A negociação se iniciou há cinco meses, com o Botafogo cumprindo todas as etapas do processo burocrático, como o envio de termo com a assinatura individual de todos os jogadores do elenco. Entretanto, nesta semana, o Clube recebeu, com surpresa, comunicado da Electronic Arts de que apenas equipes da Série A (não todas) serão incluídas no jogo. Uma alteração no planejamento inicial que prejudica o Botafogo e sua torcida.

Por outro lado, o Botafogo informa que já assinou contrato com a Konami e estará no Pro Evolution Soccer 2016. A previsão de lançamento do game é setembro."

Mauro Beting explica o que mudou na narração do "PES 2016"