Topo

Elegante ao marcar. Zagueiro honra apelido e se firma sem cartões no Grêmio

Erazo não levou um cartão amarelo sequer pelo Grêmio desde sua estreia - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Erazo não levou um cartão amarelo sequer pelo Grêmio desde sua estreia Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/08/2015 06h00

'El Elegante', este é o apelido do zagueiro Frickson Erazo, de 27 anos. O equatoriano que não conseguiu se firmar no Flamengo no ano passado, tem honrado tal alcunha no primeiro ano de Grêmio. No clube desde janeiro, já soma 28 partidas sem levar um cartão amarelo sequer. 

E as atuações só tem crescido. O defensor começou mostrando alguma instabilidade, gerou dúvidas nas primeiras aparições pelo time. Mas aos poucos foi ganhando confiança e quando Rhodolfo foi vendido ao Besiktas, da Turquia, assumiu titularidade e jamais largou. 

Erazo apresentou o futebol que o fez ser titular da seleção equatoriana na última Copa do Mundo, mesmo que não tivesse atuando regularmente pelo Flamengo. Quando a pressão aumentou, no clássico Gre-Nal, esbanjou categoria e deu até assistência para o gol de Luan. Fez, até agora, dois gols com a camisa gremista. 
 
A marca registrada dele é o 'desarme limpo'. Não é o tipo de jogador que abusa da força, que dá carrinhos desnecessários ou mesmo 'ameaça' atacantes rivais. Vai na bola e tem acertado repetidamente. 
 
Engana-se, porém, quem acha que ele não levou amarelos neste ano. Até recebeu dois, mas nenhum pelo Grêmio. Na campanha decepcionante do Equador na Copa América (foi eliminado na primeira fase), Frickson recebeu cartão contra a Bolívia. Antes da disputa, também tinha recebido no amistoso diante do Panamá. 
 
E a defesa do Grêmio tem mostrado ótimo desempenho. O time sofreu apenas dois gols nos últimos seis jogos e não perde desde o início do mês. 
 
O próximo compromisso será neste domingo diante do Coritiba às 11h (horário de Brasília), na Arena, pela 21ª rodada do Brasileirão.