Topo

Cartola que levou Neymar ao Barça é investigado no Brasil, diz jornal

Investigado, Sandro Rosell deixou a presidência do Barcelona em janeiro de 2014 - EFE/Andreu Dalmau
Investigado, Sandro Rosell deixou a presidência do Barcelona em janeiro de 2014 Imagem: EFE/Andreu Dalmau

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/08/2015 07h53

Sandro Rosell, ex-presidente do barcelona, está na mira das autoridades brasileiros. O cartola responsável pela contratação de Neymar pelo Barcelona em 2013 - caso que rendeu uma acusação de fraude fiscal na Espanha - também terá que se explicar no Brasil. De acordo com o jornal Estado de São Paulo, o Ministério Público Federal encaminhou pedido para ter acesso ao processo contra Rosell que corre em Madri.

O MP brasileiro busca conhecer detalhes da atuação do catalão na contratação de Neymar pelo Barcelona. Estima-se que os dirigentes do Barcelona desviaram cerca de 13 milhões de euros (R$ 44 milhões), referentes a impostos da compra dos direitos do atacante brasileiro.

Na Espanha, Rosell é acusado por irregularidades na transferência do atleta. O MP local pediu prisão do cartola por sete anos e meio e multa de 25 milhões de euros.

Rosell deixou a presidência do Barcelona em janeiro de 2014 em virtude da nebulosa negociação de Neymar.

O jornal cita que o MP brasileiro avalia a documentação para decidir se abrirá um indiciamento contra Rossel no país. Uma decisão seria tomada até outubro.

Rosell, muito próximo ao ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira, também é investigado no Brasil por superfaturamento no amistoso entre Brasil e Portugal, realizado em Brasília em 2008.