Topo

Ceni dá alfinetada nos mais jovens: "comi pão com barata passando por cima"

Rogério Ceni após marcar de pênalti contra o Ceará na Copa BR - NUNO GUIMARÃES/FRAME/FRAME/ESTADÃO CONTEÚDO
Rogério Ceni após marcar de pênalti contra o Ceará na Copa BR Imagem: NUNO GUIMARÃES/FRAME/FRAME/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

30/08/2015 22h59

Rogério Ceni participou do programa Resenha ESPN neste domingo (30) e, em clima descontraído, além de falar sobre sua atual fase no São Paulo, o goleiro relembrou a época em que ainda não era jogador profissional do time e passava por momentos difíceis na base tricolor. 

Perguntado sobre como é um jogador jovem hoje em dia e a diferença com 25 atrás, quando ele chegou ao São Paulo, Rogério Ceni relembrou todas as diferenças de estrutura.

"Eu acho que mudou bastante. Semana que vem faz 25 anos que estou no São Paulo. Naquela época não tinha salário para jogar, era só alojamento. Hoje com 17 anos o menino já pede um valor e a resposta desde garoto é ‘quem vê isso é meu empresário’. Tem que ter um pouco do seu desejo também. Não é possível que decidam tudo para você. Eu morei em um lugar que comia pão com manteiga e as baratas passavam por cima do pão. Hoje tem estrutura", comentou.

"Existia uma diferença muito grande entre base e profissional. A diferença diminuiu. Com essa diferença menor, diminuiu o ímpeto, o desejo (do jogador subir para o profissional)", completou o goleiro. 

Jogo contra Ceará pode ter feito o Osorio ficar

Para Rogério Ceni, a vitória do São Paulo contra o Ceará no meio de semana que classificou a equipe para as quartas de final da Copa do Brasil determinou a permanência de Osorio como técnico da equipe. 

"Foi uma semana importante para ele. Daqui um ano, quando ele estiver comemorando um título brasileiro, esse jogo do Ceará poderá ter feito a diferença para ele ficar", disse.

"Eu achei que o Osorio estava muito calado durante a semana. Achei que o clima estava meio... Eu achei que era necessário estar junto", comentou o goleiro falando sobre o risco que correu de não enfrentar o Ceará por causa de lesão.

Rogério também analisou sobre o famoso rodízio que está sendo pregado no São Paulo. "Eu acho que o Osorio foi muito enfático no negócio do rodízio, mas todo mundo faz. Quando se muda 8, é surpresa, mas quando o cara vem e fala o que os outros fazem e ninguém está acostumado a ouvir, já viu. Aí trocou o cara por lesão e já é rodízio. Tem posições que temos carência, então é difícil para ele trabalhar assim", completou. 

Aposentadoria

Durante a conversa, Rogério Ceni também disse que o seu último jogo deve ser mesmo no dia 6 de dezembro e que depois disso deve seguir no ramo de palestras. ""6 de dezembro será meu último jogo como profissional. Pensei muito em ser treinador. Mas tem uma grande identificação o grupo. Estou pensando em palestras motivacionais, clínicas de futebol. Ter um pouco de tranquilidade", analisou Ceni. 

Seleção brasileira 

"Sempre me senti mais à vontade no clube que na seleção. Estar em uma Copa foi muito importante, mas o ambiente nunca foi algo que me atraiu. Eu prefiro de clube (o ambiente). Sou muito grato por estar em copa, ter jogado. Mas a minha grande paixão em jogar futebol sempre foi jogar pelo São Paulo, para mim é algo diferente", avaliou o goleiro.