Topo

Torcedores atiram pedras no gramado e jogo é suspenso na Argentina

Do UOL, em São Paulo

30/08/2015 20h12

Classificação e Jogos

Se o clima já estava tenso para os jogadores e dirigentes do Godoy Cruz, a situação ficou ainda pior neste domingo (30). Enquanto a equipe era derrotada por 1x0 pelo Racing Club, em confronto válido pelo Campeonato Argentino, torcedores lançaram pedras no gramado, obrigando a arbitragem a suspender a partida por questões de segurança.

Ao que tudo indica, o confronto no estádio Malvinas Argentinas de Mendoza, onde o Godoy Cruz manda seus jogos, começou aos 25 minutos do primeiro tempo quando integrantes da torcida local começaram a arremessar pedras no campo. A revolta começou após Diego Milito abrir o placar de pênalti para os visitantes.

"A partida foi suspensa porque (os torcedores) não paravam de atirar pedras. É impossível de controlar as pessoas que estão nas arquibancadas. A polícia nos disse que quebraram todos os banheiros e tiraram os azulejos", explicou o árbitro.

Apesar de ambos os clubes serem a favor de continuar o jogo sem público na segunda-feira, a Associação do Futebol Argentino (AFA) determinou que será preciso analisar a situação em sessão do Comitê Executivo para só então definir uma nova data para a continuidade da partida.

Esta suspensão ocorre em um contexto de debate público sobre a volta dos torcedores visitantes aos estádios do futebol argentino. Enquanto o partido governante defende que há garantias para determinar um retorno gradual dos visitantes, a oposição afirma que ainda não há garantias e que trata-se de uma proposta "oportunista" para as eleições presidenciais de 25 de outubro.

Torcida protesta por novo técnico

Os problemas envolvendo torcedores do Godoy Cruz já haviam começado neste sábado (29). Inicialmente, um grupo de pessoas já havia protestado em frente ao centro de treinamentos do clube pedindo a saída do técnico Gabriel Heinze, ex-jogador com passagem pela seleção argentina e pelo Manchester United.

Segundo informações do site argentino Diario Uno, os protestos tornaram-se mais intensos durante a chegada do ônibus dos atletas ao estádio, quando torcedores mais radicais atiraram pedras contra o veículo.  O chefe da polícia de Mendoza, Juan Carlos Calleri, disse que as forças de segurança atuaram de forma imediata para garantir a integridade dos atletas.

Após o confronto, 12 pessoas foram detidas e os demais torcedores foram proibidos de entrar no estádio com instrumentos e bandeiras, mas tais medidas não foram suficientes para evitar um novo conflito.