Topo

Guardiola rasga elogios a Dante e explica escalação sem zagueiros

Do UOL, em São Paulo

31/08/2015 09h18

Pep Guardiola levou a campo no fim de semana uma formação sem zagueiros de ofício. O Bayern venceu o Bayer Leverkusen por 3 a 0, tendo sua zaga composta por Alaba (lateral de origem) e Xabi Alonso (volante).

Indagado sobre a decisão de improvisar no setor, mesmo tendo Dante à disposição, o treinador ressaltou que não pôde contar com os zagueiros Boateng (suspenso) e Benatia (lesionado), frisando que no futebol é preciso “buscar soluções”.

“Foi uma decisão simples. Quando você tem muitas opções, você pode analisar bem o assunto, mas quando você tem poucas opções, fica fácil tomar decisões. Logicamente que era um grande problema. Nós temos cinco zagueiros, e apenas um [disponível], Dante, que tinha uma ‘situação especial’. Mas se você quer ganhar uma Bundesliga, você tem que saber lidar com isso”, declarou.

Quando Guardiola falou em “situação especial” de Dante, o técnico queria expressar a intenção de não utilizar o zagueiro brasileiro na partida.

Explica-se: Dante tinha sua transferência acertada com o Wolfsburg, negócio oficializado um dia depois da vitória contra o Leverkusen. Dante entrou no segundo tempo do jogo de sábado.

Sobre Dante, o treinador do Bayern foi só elogios ao atleta.

“O Dante foi um dos melhores profissionais que eu já conheci. Eu quero que ele seja feliz [em seu novo clube]”.