Topo

Punir Neymar? Como superar baixas e peso da camisa? Desafios de Dunga

Douglas Costa comemora após fechar goleada do Bayern - Sven Hoppe/EFE/EPA - Sven Hoppe/EFE/EPA
Douglas Costa comemora após fechar goleada do Bayern
Imagem: Sven Hoppe/EFE/EPA

Danilo Lavieri

Do UOL, em Nova Jersey (EUA)

31/08/2015 06h01

Dunga inicia nesta segunda-feira (31), em Nova Jersey, nos Estados Unidos, mais uma etapa de seu trabalho à frente da seleção brasileira. Depois de ser eliminado na Copa América, o time inicia a preparação para garantir uma vaga na Copa do Mundo de 2018 em amistosos contra Costa Rica e Estados Unidos.

Entre os desafios do trabalho, está, claro, Neymar. O melhor jogador do país não poderá atuar nos dois primeiros jogos das Eliminatórias, diante Chile e Venezuela, por causa da punição disciplinar recebida na Copa América. Foi por isso que a sua convocação chegou a ser colocada em dúvida. Será que o desvio de comportamento vai ter reflexos no atacante do Barcelona?

Os desafios de Dunga nos Estados Unidos:

Neymar se lamenta no jogo do Brasil contra a Colômbia na Copa América - AP Photo/Natacha Pisarenko - AP Photo/Natacha Pisarenko
Neymar se lamenta no jogo do Brasil contra a Colômbia na Copa América
Imagem: AP Photo/Natacha Pisarenko

1- Decidir se Neymar vai ser punido
Depois de dar uma empurrão com a cabeça e uma bolada nos adversários, Neymar deixou a Copa América em baixa. De longe, ele viu seus companheiros serem eliminados em uma melancólica partida contra o Paraguai. A atitude chateou membros da comissão técnica, que, repetidamente, pediram para que o atleta não se descontrolasse na saída do gramado, algo que agravou a sua punição. O atacante é tido como liderança técnica e, por isso, tem usado a faixa de capitão. Será que Dunga vai manter ou vai deixar com Miranda? Episódios anteriores, como quando Thiago Silva perdeu a faixa, já mostraram que o item não é um mero enfeite para esse time.

2- Treinar o time sem Neymar
Se todos os treinadores reclamam da falta de tempo para reunir seus atletas, o Brasil terá mais um desafio pela frente. Apesar de contar com melhor do país no elenco, Dunga sabe que não poderá escalá-lo nas eliminatórias. Será que o comandante vai ignorar o fato e pensar apenas nos jogos amistosos? Ou vai aproveitar o pouco tempo que tem para mostrar aos atletas o que fazer na ausência do craque?

Filipe Luis durante jogo do Brasil pelas quartas de final da Copa América - Felipe Trueba / EFE - Felipe Trueba / EFE
Filipe Luis durante jogo do Brasil pelas quartas de final da Copa América
Imagem: Felipe Trueba / EFE

3- Superar a ausência de atletas-chave

Daniel Alves foi chamado de última hora na Copa América, mas acabou sendo um dos destaques da equipe. Convocado novamente, apesar das críticas públicas à CBF (Confederação Brasileira de Futebol), ele teve uma lesão e deu espaço para Fabinho, que estava na seleção olímpica. Além dele, Filipe Luís é outro que era peça confirmada com Dunga e precisou ser cortado de última hora, dando lugar a Marcelo, que não tem o prestígio em alta com o comandante, especialmente por não repetir o bom futebol no Real Madrid com a camisa amarela. Oscar volta a ficar de fora, a exemplo do que aconteceu na Copa América, por problemas de lesão.

4- Sem chororô
Thiago Silva, que ficou marcado como o chorão da Copa do Mundo e o autor de um pênalti estranho na Copa América, nem foi lembrado. Chegou a dar indiretas em redes sociais, mas não adiantou. Dunga não quer que o time fique remoendo os problemas do passado e tem conseguido apoio de seus atletas. “Não é porque perdemos que a gente precisa dizer que está tudo perdido. Temos coisas boas que poderemos aproveitar”, analisou Fernandinho em sua chegada ao país.

5- A camisa está pesando?
Fernandinho tem sido um dos destaques do Manchester City no início da temporada europeia. O volante tem atuações marcantes no aspecto defensivo e, recentemente, até gols passou a fazer. No mesmo país, outro que tem chamado a atenção é Philippe Coutinho, pelo Liverpool. Neymar arrebenta no Barcelona. Douglas Costa chegou voando no Bayern de Munique. Mas e na seleção? Quando é que eles vão repetir o bom futebol?