Topo

Mano Menezes é anunciado como o novo treinador do Cruzeiro

Alexandre Schneider/Getty Images
Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

01/09/2015 14h06

O Cruzeiro acertou a contratação do técnico Mano Menezes para substituir Vanderlei Luxemburgo, demitido na segunda-feira (31).

O treinador assina contrato até dezembro de 2017, quando se encerra o mandato de Gilvan de Pinho Tavares.

Apesar de ter conseguido acertar com a sua primeira opção, a diretoria cogitou também o retorno de Adilson Batista. Entretanto, o técnico que esteve na Toca da Raposa II entre 2008 e 2010 era apoiado apenas por Bruno Vicintin, recém-promovido à função de vice-presidente de futebol. Os demais membros da cúpula sempre foram favoráveis à contratação de Mano.

A expectativa é que, nesta quarta-feira, às 19h30, ele esteja em Campinas, mais precisamente no estádio Moisés Lucarelli, para assistir à partida entre Ponte Preta e Cruzeiro, pela 22ª rodada do Brasileiro. Na ocasião, Deivid, antigo auxiliar de Luxa, será o responsável por comandar a equipe.

Mano possuía uma proposta vantajosa do futebol asiático, a qual pretendia aceitar. Entretanto, uma passagem rápida pela Toca da Raposa em 1997, ano da conquista da Copa Libertadores da América, influenciou a mudança para Belo Horizonte. Naquele ano, o técnico estagiou com Paulo Autuori, responsável por conduzir o time ao título da Copa Libertadores da América. O ex-comandante da seleção brasileira não esconde o carinho pelo bicampeão nacional a pessoas próximas.

Antes de ser procurado pela diretoria cruzeirense, o treinador foi consultado por Internacional e Santos. Contudo, ambos escutaram resposta negativa do estafe do comandante. A justificativa foi sempre a mesma: Mano fazia cursos na Europa e não gostaria de assumir uma equipe no primeiro semestre de 2015.

O novo treinador irá apenas assistir o jogo contra a Ponte Preta nesta quarta-feira (2), às 19h30, pelo Brasileiro e já deve assumir no domingo, contra o Figueirense, às 11h.

Mano assume o Cruzeiro na 16ª colocação com 22 pontos, mesma pontuação de Goiás e Coritiba, que estão na zona de rebaixamento por terem menos vitórias.

Luxemburgo foi demitido depois de menos de três meses no comando do Cruzeiro, onde acumulou dez derrotas em 19 jogos (sendo duas na eliminação para o Palmeiras na Copa do Brasil).