Topo

Fotógrafa é agredida por jogadores e torcedores durante partida no Peru

Vídeo registra supostos agressores da fotógrafa Cintya Malpartida Guarniz em partida da Copa Peru - Reprodução - Reprodução
Vídeo registra supostos agressores da fotógrafa Cintya Malpartida Guarniz
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/09/2015 08h40

O futebol sul-americano registrou nesta semana mais um incidente de violência em campo. Desta vez, no Peru, contra uma fotojornalista.

Aconteceu nesta segunda-feira, durante a partida entre Unión Bambamarca e Santa Ana de Cajabamba pela fase regional da Copa Peru. No decorrer da partida, os jogadores do Santa Ana (branco e verde) se irritaram com a arbitragem e iniciaram uma briga, que envolveu os atletas do Unión (azul-celeste).

Com a partida paralisada, a fotógrafa Cintya Malpartida Guarniz entrou em campo para registrar o incidente. Os jogadores da equipe visitante não gostaram e partiram para cima da jornalista, que afirma ter sido agredida também por torcedores. Um vídeo da imprensa local registra os agressores, bem como seus gritos e o posterior atendimento.

“Fui agredida. Primeiro por um jogador do Santa Ana que tentou impedir o registro de sua briga em campo; depois, por um grupo de quatro pessoas – ‘torcedores’ que saltaram o fosso de segurança – que tentou tirar minha câmera fotográfica. Ao resistir, recebi três golpes no estômago e no tórax, um puxão de cabelo e tive o braço forçado”, contou a jornalista em sua conta no Facebook.

Em seu relato, Cintya afirmou ter sido socorrida por jogadores do Unión Bambamarca. “Ao escutarem meus gritos, (os atletas) correram em meu auxílio e impediram que me levassem minha ferramenta de trabalho”, explicou.

Segundo o site peruano Depor, o Santa Ana de Cajabamba vencia a partida, mas os jogadores do Unión Bambamarca se negaram a continuar a partida após a briga. O árbitro declarou o time da casa vencedor do jogo, responsabilizando os visitantes pelo confronto.

Cintya, por sua vez, disse estar bem, “embora ainda nervosa e assustada”. “Cajabamba me pareceu uma linda cidade, e não creio que um punhado de fanáticos selvagens representem toda uma população. Dizem que o ‘futebol macho’ é assim. Eu pensava que futebol era apenas futebol”, desabafou.

A Copa Peru é disputada por equipes das 25 províncias do país – primeiro em uma fase regional, depois em um mata-mata nacional. Curiosamente, a competição promove duas equipes: os campeões garantem vaga na primeira divisão do Campeonato Peruano, enquanto os vice-campeões se classificam para a disputa da segunda divisão nacional.