Topo

Repórter da BBC que detonou Esquema Fifa fala para plenário vazio no Senado

Andrew Jennings fala na CPI do Futebol - Daniel Brito/ UOL
Andrew Jennings fala na CPI do Futebol Imagem: Daniel Brito/ UOL

Daniel Brito

Do UOL, em Brasília

03/09/2015 11h19

O jornalista escocês Andrew Jennings compareceu à CPI do Futebol no senado na manhã desta quinta-feira, 3, e falou para um plenário vazio. Dos 18 membros que integram a comissão, apenas três acompanharam o depoimento.

Somente Paulo Bauer (PSDB-SC), Romário (PSB-RJ) e Zezé Perrela (PDT-MG) deram atenção ao repórter, que está no Brasil com uma equipe da rede de TV britânica BBC, produzindo um documentário sobre a CPI.

O relator da comissão, Romero Jucá (PMDB-RR) assinou a presença e se retirou do plenário. O mesmo fez o senador Wellington Fagundes (PR-MT), suplente de Fernando Collor (PTB-AL) nesta CPI.

O senador Wellington Fagundes (PR-MT) retornou à sessão e fez duas perguntas a Jennings antes do fim da sessão.

Jennings é autor de vários livros sobre a corrupção na Fifa e em outras organizações esportivas, além de colaborador do FBI nas investigações que levaram à prisão de sete membros da Fifa no final de maio deste ano.

Esta será a segunda vez que Andrew Jennings virá ao parlamento brasileiro. Em dezembro de 2012, ele compareceu a uma sessão da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados e repetiu as acusações feitas em um dos seus livros, “Jogo Sujo, os Bastidores da Fifa”.

Nesta quinta-feira, no Senado, ele afirmou que a Fifa precisa ser reinventada. “Ela precisa ser fechada e aberta novamente, sobre novas bases”, defendeu Jennings. Ele pediu que fossem feitas investigações na compra e venda dos direitos de transmissão dos jogos no Brasil.

Ele é o 10º jornalista ouvido pela CPI do Futebol no Senado. É, também, a segunda sessão seguida em que um profissional da imprensa depõe na comissão e o relator, Jucá, não comparece à sessão.