Topo

Irmã protege Douglas Costa de fofocas e exposição após separação do meia

Juliana Alencar

Do UOL, em São Paulo

03/09/2015 06h00

Candidato a novo ídolo do Bayern, o atacante Douglas Costa tem se esforçado para não perder o foco no lado esportivo. Depois de um processo de separação da sua ex-mulher, o jogador de 24 anos resolveu se cercar da família para coroar a nova fase profissional, marcada pela transferência para o clube alemão, em julho. Há menos de um mês, decidiu convidar a irmã mais nova, Amanda Costa, para morar com ele em Munique. E ela passou a ser importante figura nesse momento. 

Quando atuava no Shakhtar Donetsk, Douglas dividia teto com a ex-mulher, Louise Ramos. Os dois se separaram menos de um ano após se casarem em Porto Alegre, em maio de 2014. A irmã Amanda passou então a ajudar a organizar sua vida. 

"A princípio eu fui para passar alguns dias, mas o Douglas acabou me convencendo a ficar. Ele queria ter alguém da família por perto nessa nova fase", explica a estudante Amanda Costa, 19 anos, que vive com o jogador e dois membros do estafe dele numa confortável mansão na cidade alemã. "Ele escolheu a casa por ser próxima de vários colegas do Bayern."  

Amanda afirma que o irmão tem levado uma vida pacata na cidade, fugindo de badalação e de mulheres. Não quer se deslumbrar com o sucesso. Os resultados em campo não contrariam essa versão. Desde que estreou pelo Bayern, Douglas atuou como titular nas cinco partidas, com um gol e quatro assistências. E ainda ganhou elogios do técnico do time, Guardiola. 

"Ele não quer desperdiçar essa oportunidade que teve de vir jogar num clube como o Bayern. Não está pensando em namorar, não quer se envolver em polêmicas, nem dar brecha para falarem dele", afirma ela, que não teme que o irmão vire personagem dos tabloides alemães: "Ele não dá motivo para isso". 

Por causa do pedido do irmão, Amanda trancou a faculdade de Administração em Porto Alegre e deixou para trás o namorado, Yan Perin, atleta do Figueirense. Assim como o irmão, está tomando aulas de alemão para agilizar o processo de adaptação ao país. "O Douglas já conhecia a Alemanha, então para ele é mais fácil", argumenta a jovem, que descreve a rotina do irmão. "É casa-clube-clube-casa. Acorda cedo, às vezes vai fazer aula de alemão no próprio clube, treina e depois volta para casa".

Amanda está nos Estados Unidos, onde acompanhará os dois amistosos da seleção brasileira. Na sua página no Instagram, costuma publicar registros das viagens. Comparada a Rafaella Silva, a jovem diz não querer seguir os passos da irmã de Neymar. "Não tenho a menor vocação para ser como ela, não quero ser modelo. Meu negócio é aprender alemão e fazer alguma faculdade na área de comunicação na Alemanha".