Topo

Botafogo reforma e quer resgatar antiga casa como alternativa ao Engenhão

Vitor Silva / SSPress.
Imagem: Vitor Silva / SSPress.

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/09/2015 06h00

A volta à elite do futebol ainda não está definida, mas o Botafogo já planeja a próxima temporada. Sem poder contar com o Engenhão, que ficará entregue ao COI (Comitê Olímpico Internacional) praticamente por todo 2016, o clube se movimenta nos bastidores para resgatar sua antiga casa: o Caio Martins, em Niterói.

Abandonado pela última gestão, o estádio estava em condições precárias. Parede sem pintura, fios de eletricidade à mostra e até mesmo arquibancada com estrutura debilitada. Mas isso já ficou no passado. O Botafogo realizou uma reforma no local. Das instalações mais simples à troca do gramado.

Há duas semanas, o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, se reuniu com o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. As conversas foram animadoras para o clube, que apresentou seu projeto para o Caio Martins. Escutou também algumas contrapartidas por parte da prefeitura e terá que se adequar para não criar problemas.

O estádio está em condições de receber jogos, mas o objetivo é que a capacidade seja ampliada para um público de aproximadamente 18 mil. A principal preocupação da prefeitura de Niterói, porém, é a criação de um estacionamento que consiga receber entre 300 e 400 vagas. Isso evitaria o caos criado no bairro em dias de jogo do Botafogo, como ocorria frequentemente.

A viabilização do Caio Martins é vista como fundamental pelo Botafogo, que terá que entregar o Engenhão para o COI após a disputa da Série B. A opção é jogar no Maracanã, mas o preço para abrir o estádio é considerado alto pelo Alvinegro, que vê na sua antiga casa uma grande alternativa para resolver o problema.