Topo

Rubro-negros criam até petição, mas guerra política só aumenta no Fla

Bandeira de Mello e Wallim Vasconcellos estão em lados opostos na eleição do Fla - Alexandre Vidal/Fla Imagem
Bandeira de Mello e Wallim Vasconcellos estão em lados opostos na eleição do Fla Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/09/2015 06h10

Três candidaturas à presidência do Flamengo foram inscritas na primeira semana de registros. O pleito deve ocorrer em dezembro e o presidente Eduardo Bandeira de Mello tentará a reeleição pela Chapa Azul. O agora desafeto Wallim Vasconcellos defenderá a Chapa Verde, enquanto o representante da oposição Cacau Cotta quer o cargo pela Chapa Branca. O jogo político está aberto e conta até com uma petição pública para tentar encerrar a guerra entre os ex-aliados.

O desejo destes torcedores é o de que Bandeira e Wallim reúnam o grupo vitorioso em 2012. A Chapa Azul de outrora não existe mais depois das saídas de figuras importantes e rompimentos nada amigáveis. A principal rixa envolve o presidente e Luiz Eduardo Baptista, o Bap.

O ex-vice de marketing bateu de frente com Bandeira em diversos momentos, mas a briga com a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) funcionou como o estopim do processo. Mais do que isso. Bap e Bandeira de Mello viraram inimigos. Os dois não se falam e a relação só piora.

O convívio entre mandatário e Wallim Vasconcellos segue caminho parecido. A conhecida união do grupo ficou no passado e o clima pesado domina o ambiente. Um panorama que incomoda rubro-negros ilustres, ex-presidentes e até o Galinho Zico, que está ao lado da chapa “Vencer, Vencer, Vencer”.

Mesmo com a rixa crescente e a esperança cada vez menor de entendimento entre as partes, o rubro-negro Estevão Castro foi apoiado por outros torcedores e criou uma petição pública pela reunificação da Chapa Azul original. Um dos principais entusiastas do processo foi o ex-presidente Kleber Leite.

Mais de 650 flamenguistas assinaram a petição na internet até o fechamento da matéria. Entretanto, os próprios caciques rubro-negros consideram o processo complicado por todo o clima estabelecido. Resta saber o que o futuro reserva até o pleito mais disputado dos últimos anos.

Confira o texto que convoca os rubro-negros:

EDUARDO, WALLIN e cia ilimitada…rubro-negra!

Nós rubro-negros, abaixo assinados, entendemos e respeitamos as individualidades, os pensamentos, as escolhas, enfim, o que cada ser humano entende como melhor para si mesmo.

Nós rubro-negros, abaixo assinados, só não entendemos e não aceitamos, quando a individualidade interfere negativamente e atinge o que todos têm em comum, que é a paixão pelo Flamengo. O nosso apelo é no sentido de que, vocês tenham inspiração e transpiração suficientes para encontrar o caminho do entendimento, que este “racha” termine de uma vez por todas e, que tenhamos o direito e o prazer de votar em uma única chapa, cuja cor pouco importa.

Para nós, o importante é vocês estarem juntos, unidos. Por favor, se desapeguem das vaidades, sejam humildes e sensíveis.

Sejam rubro-negros de verdade. O Flamengo precisa de vocês. Juntos!