Topo

Clubes lançam campanhas e abrem portas da Europa para refugiados

No Campeonato Alemão, torcedores do Borussia Dortmund estendem faixa de apoio aos refugiados  - AP Photo/Frank Augstein
No Campeonato Alemão, torcedores do Borussia Dortmund estendem faixa de apoio aos refugiados Imagem: AP Photo/Frank Augstein

Do UOL, em São Paulo

08/09/2015 06h00

O número de refugiados da África e do Oriente Médio que tentam entrar na Europa intensificou-se em larga escala nos últimos meses. Grécia, Itália e Hungria, Áustria e Macedônia tornaram-se as principais rotas de entrada no Velho Continente dos imigrantes que fogem da guerra e da perseguição religiosa protagonizada pelo Estado Islâmico na região.

É lugar-comum dizer que a bola une povos, raças e continentes. Porém, na maior crise humanitária da Europa desde o fim da 2ª grande guerra, pode-se dizer que os grandes clubes de futebol estão fazendo sua parte para levar essa máxima além de simples clichê.

Enquanto os governos dos principais países europeus debatem o impacto da entrada de centenas de milhares de refugiados e as condições para a regularização dos imigrantes no continente, grandes clubes de futebol da Europa lançaram nos últimos dias campanhas de solidariedade para abrigá-los.

Real Madrid, Bayern de Munique, Porto e Roma, além de agremiações menores, abriram as portas da Europa para árabes e africanos. As iniciativas vão desde a doação de dinheiro até a criação de campos de treinamento para os imigrantes.

Na última sexta-feira (4), o Bayern anunciou a doação de 1 milhão de euros para ajudar os refugiados e a criação de um campo de treinamento, onde serão oferecidos aulas de alemão e alimentação, que abrigará quem chegar a Munique.

"O FC Bayern vê como sua responsabilidade social ajudar as crianças, mulher e homens em sofrimento, apoiá-los e acompanhá-los na Alemanha", disse o presidente do clube, Karl-Heinz Rummenigge.

No mesmo dia, o Porto divulgou uma carta intitulada“Let’s play for the migrants!” ("Vamos jogar pelos migrantes!") e direcionada a Michel Platini, presidente da Federação Europeia de Futebol (Uefa). Nela, propõe uma campanha de doação de dinheiro em massa das principais equipes do continente através do maior torneio de clubes do mundo.

"A família do futebol tem uma longa tradição de solidariedade e responsabilidade social. Então, é impossível fechar os olhos para o drama dos migrantes e refugiados que estão tentando entrar em solo europeu. O Porto, através da Uefa, gostaria de convidar os outros 31 clubes da Liga dos Campeões a doar um euro por ingresso vendido nos primeiros dois jogos da fase de grupos. O Porto já assume sua iniciativa contra o Chelsea, no próximo dia 29 de setembro", escreveu.

No dia seguinte, sábado (5), foi a vez do Real Madrid sinalizar o apoio aos imigrantes que arriscam suas vidas em travessias a barco do Mar Mediterrâneo. O clube merengue doará 1 milhão de euros em apoio aos refugiados que forem amparados pela Espanha em sinal do seu "compromisso com a solidariedade", segundo nota em seu site oficial.

A decisão responde ao desejo do Madrid de "apoiar os homens, mulheres e crianças que se viram obrigados a abandonar seus lares para fugir da guerra e da morte".

Ainda segundo o comunicado, o presidente do Real, Florentino Pérez, e o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, conversaram sobre “medidas que o clube adotará para colaborar com o atendimento aos refugiados que chegarem à Espanha”.

Por fim, a Roma criou uma página na internet chamada “Football Cares” (“O Futebol Se Importa”) com o intuito de receber doações de qualquer clube ou pessoa que tenha o desejo de contribuir com os imigrantes e refugiados.

“Por favor, ajude o futebol a fazer a diferença”, é um dos slogans da iniciativa. Até a noite dessa segunda-feira (7), a página já havia arrecadado 1,2 mil euros (pouco mais R$ 5 mil).