Topo

São Paulo demite CEO indicado por Abilio Diniz

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

10/09/2015 19h30

O São Paulo demitiu nesta quinta-feira o executivo Alexandre Bourgeois, indicado por Abilio Diniz e que ocupava o cargo de CEO no Morumbi desde o início de junho. A reunião aconteceu no início da noite, e o clube confirmou ao UOL Esporte a saída do profissional. Segundo o São Paulo, Bourgeois não atendeu às expectativas em termos de resultado. O primeiro a ser informado foi o próprio Abilio Diniz, por e-mail, segundo membros da diretoria. 

Como publicado pelo UOL Esporte no dia 4 de agosto, Bourgeois passava por um processo de fritura em movimento de parte da diretoria do São Paulo por liderar um plano de reforma de gestão que previa o afastamento de presidente, vice-presidentes e diretores de funções executivas do clube, nos moldes da profissionalização sugerida por Abilio Diniz ao conselho deliberativo.

Na última sexta-feira o São Paulo anunciou uma série de medidas para aliviar os problemas financeiros do clube, em um pacote denominado Pró São Paulo. O plano de governança corporativa adotado foi o do Instituto Áquila, que presta consultoria para o clube há um ano. Nele, o presidente não perde poder e as alterações do organograma são muito mais sutis. A reforma não contemplou o plano preparado por Bourgeois - na ocasião o São Paulo afirmou que o plano do CEO seria complementar ao do Áquila e deveria ser adotado num futuro próximo. 

No São Paulo, membros da diretoria fazem críticas a Bourgeois pela proximidade a Abilio Diniz, que em semanas foi da condição de heroi à de opositor na ótica situacionista, e até a membros da oposição são-paulina. Bourgeois foi procurado, mas não atendeu aos telefonemas da reportagem.

O cargo de CEO agora está aberto no São Paulo e será ocupado por outro profissional. Dois dos nomes cotados são Thiago Scuro, ex-Audax e Thiago Ribeiro, ex-Traffic.