Topo

Torcedores europeus levam faixas a estádios contra presença de refugiados

Na Eslováquia, torcida do Trnava exibe faixa em jogo: "refugiados, vão embora" - @footballskiFR/Twitter
Na Eslováquia, torcida do Trnava exibe faixa em jogo: 'refugiados, vão embora' Imagem: @footballskiFR/Twitter

Do UOL, em São Paulo

14/09/2015 11h08

Nas últimas semanas, você tem acompanhado notícias de manifestações em defesa de refugiados nos estádios de futebol de diversos países da Europa. Alemães, portuguses, espanhóis, islandeses e muitos outros povos têm dado as boas-vindas a imigrantes que fogem de áres de conflito – principalmente da Síria – em busca de paz na Europa.

Mas não são as torcidas de todos os países que têm demonstrado a mesma empatia com os sírios nas últimas semanas. Em países como Israel e Eslováquia, torcedores de futebol levaram faixas nos últimos dias para dizer que os refugiados não são bem-vindos a seus países.

Um dos registros foi exibido por Kenneth Roth, diretor da organização não-governamental Human Rights Watch. “Torcedores alemães e israelenses expressam pontos de vista a respeito das boas-vindas aos refugiados”, disse Roth em sua conta no Twitter.

Sírios e israelenses têm conflitos históricos, que se acentuaram na década de 60. Em 1967, na chamada Guerra dos Seis Dias, Israel tomou da Síria a região das Colinas de Golã, alegando ação preventiva contra uma ofensiva dos países árabes. Diante do conflito, forças israelenses ocuparam territórios em países vizinhos (Egito, Jordânia, Síria e Palestina, por exemplo), o que provocou diferenças fronteiriças com os sírios existentes até hoje.

Já na Eslováquia, faixas contrárias à presença de refugiados puderam ser vistas na partida deste domingo entre Trencin e Spartak Trnava, pela oitava rodada do Campeonato Eslovaco. O Trencin venceu o jogo por 5 a 3, inclusive com gol do atacante brasileiro Wesley (ex-Itabuna) e se manteve isolado na liderança do torneio com 22 pontos – oito a mais que Zilina, que completa a rodada nesta segunda-feira.

Durante a partida, parte da torcida do Trnava exibiu faixa contra a presença de sírios no país com os dizeres “refugiados, vão embora”. As manifestações estariam ligados ao Partino Nacional Eslovaco (SNS), grupo político de extrema-direita do país ao qual pertence Robert Fico, primeiro-ministro no cargo desde 2012.

Na Espanha, apoio aos refugiados

Mas enquanto os refugiados são alvo de manifestações contrárias em Israel e no Leste Europeu, recebem apoio do outro lado do continente. O Villarreal anunciou em seu site que toda a bilheteria da partida do próximo domingo contra o Athletic Bilbao será doada ao sírios presentes na Espanha.

“Não estamos alheios ao que tem acontecido, por isso, decidimos doar a receita de bilheteria do próximo jogo, pois um dos princípios do clube é o compromisso social”, disse o Villarreal em nota. “A dor, a angústia e o sofrimento pelos quais que passam milhões de cidadão sírios que fogem do seu país para poderem sobreviver causam em nós um sentimento de frustração e de grande tristeza”, completou o clube.

Villarreal e Athletico Bilbao medem forças no próximo domingo às 13h15 (horário de Brasília), pela quarta rodada do Campeonato Espanhol. A equipe de Castella tem sete pontos e ocupa a quarta posição do torneio, enquanto o time basco tem três pontos e está na nona colocação.