Topo

Valdivia pega dois jogos de suspensão nos Emirados por gesto controverso

Do UOL, em São Paulo

15/09/2015 15h08

O meia Jorge Valdivia desfalcará o Al-Wahda nas duas próximas partidas da equipe pela liga dos Emirados Árabes Unidos. O motivo, segundo o jornal chileno La Tercera, foi o gesto que o ex-palmeirense fez no intervalo da partida do domingo contra o Al-Shabab, pela segunda rodada da competição.

Segundo a imprensa do Oriente Médio, Valdivia exibiu um dedo na direção das arquibancadas ao fim do primeiro tempo. Em comunicado oficial, o clube afirmou que o gesto era direcionado a amigos “que vieram do Brasil para vê-lo”, e não tinha qualquer conotação agressiva ou provocativa.

“Jorge Valdivia insistiu que o gesto no intervalo da partida entre Al-Wahda e Al-Shabab foi dirigido para um grupo de amigos presente na partida, e para mais ninguém”, diz a nota do Al-Wahda. “Ele afirmou ainda que o sinal é regularmente trocado entre amigos no Brasil e no Chile como uma piada, e não carrega nenhuma intenção negativa”, completou.

Apesar da justificativa apresentada pelo clube, Valdivia ficará fora dos dois próximos jogos da equipe. Além disso, receberá uma multa de 20 mil dirhams, equivalente a R$ 21,3 mil.

Ainda segundo o comunicado, o gerente do Al-Wahda, Abdul Basit Al Hammadi, irá conversar com o jogador para evitar “ações controversas”. “Há uma diferença de culturas, e nós temos que falar com o atleta”, completou o comunicado.

Na partida do último domingo, o time de Valdivia foi derrotado pelo Al-Shabab por 1 a 0, graças ao gol de Jô (ex-Atlético-MG e Corinthians). Sem o chileno, o Al-Wahda encara o Al-Jazira fora de casa no dia 18 e o Al-Ain em casa no dia 17.