Topo

Ferguson tentou levar Ronaldo em 94 e queria Guardiola como seu sucessor

Técnico pediu para Guardiola entrar em contato, mas foi esnobado pelo treinador - REUTERS/Phil Noble
Técnico pediu para Guardiola entrar em contato, mas foi esnobado pelo treinador Imagem: REUTERS/Phil Noble

Do UOL, em São Paulo

22/09/2015 10h12

Ronaldo poderia ter trocado o Cruzeiro pelo Manchester United, mas não conseguiu visto de trabalho para atuar na Inglaterra. A revelação foi feita por Alex Ferguson, ex-técnico do próprio United, que pediu a contratação do então jovem atacante.

“Quisemos contratá-lo junto ao Cruzeiro em 1994, mas ele não recebeu uma permissão para trabalhar (na Inglaterra) e acabou indo para o PSV Eindhoven, na Holanda”, comentou Ferguson em trecho de sua autobiografia, divulgada nesta terça-feira pela imprensa britânica.

Mas o ex-camisa 9 não foi o único jogador que Alex Ferguson tentou contratar do futebol brasileiro. Em 2012, Lucas Moura – então no São Paulo – também entrou no radar do treinador; no entanto, acabou acertando com o Paris Saint-Germain.

“No fim de minha passage pelo United, nós estávamos atrás de Lucas Moura, um meia-atacante extremamente talentoso, que estava jogando pelo São Paulo. Oferecemos 24 milhões de libras por ele – valor que aumentamos a 30 milhões e a 35 milhões. No entanto, o Paris Saint-Germain o contratou por 45 milhões”, afirmou no livro.

Os dois não foram os únicos fracassos de Ferguson em contratações para o Manchester United. Petr Cech (então goleiro do Rennes), Didier Drogba (no Olympique de Marselha), Thomas Müller (então com 10 anos, jogando no pequeno Pähl), Sergio Agüero (já no Atlético de Madri) e Raphael Varane (antes de trocar o Lens pelo Real Madrid) estiveram todos na lista de compras do técnico do Manchester United. Nomes como Gabriel Batistuta, Alan Shearer, Patrick Kluivert e Samir Nasri também foram cotados.

Ferguson trabalhou até mesmo para contratar o nome que queria como seu substituto em Old Trafford. À imprensa, disse que tentou convencer Pep Guardiola a assumir o United em 2013, antes que o treinador deixasse seu período sabático para assumir o Bayern de Munique.

“Eu pedi a Pep para me ligar antes de aceitar uma oferta de qualquer clube, mas ele não o fez e acabou acertando com o Bayern de Munique em julho de 2013”, afirmou Alex Ferguson. David Moyes, então no Everton, acabou contratado – mas não antes de alguns descartes.

“Parecia que José Mourinho havia dado sua palavra a Roman Abramovich que voltaria ao Chelsea, e Carlo Ancelotti seria seu successor no Real Madrid. Sabíamos também que Jurgen Klopp estava feliz no Borussia Dortmund e renovaria seu contrato. Enquanto isso, Louis van Gaal comandava a Holanda na tentativa de vencer a Copa do Mundo de 2014”, listou.