Topo

Celta atropela o Barcelona com golaços e chapéu em Daniel Alves

Do UOL, em São Paulo*

23/09/2015 15h34

O Barcelona foi surpreendido na cidade de Vigo, nesta quarta-feira (23), pela quinta rodada do Campeonato Espanhol. Enfrentando o Celta, o clube do técnico Luis Enrique sofreu três golaços, com direito a chapéu em Daniel Alves, e viu tanto a liderança da competição quanto sua invencibilidade irem embora com a derrota por 4 a 1.

E a explicação para esse resultado surpreendente pode estar na postura adotada durante a partida. Enquanto a maioria das equipes temem o Barcelona e preferem jogar fechadas, o Celta fez o oposto: imprimiu uma pressão para cima do time de Luis Enrique e em determinado momento do primeiro tempo chegou a ter 70% de posse de bola.

O estilo de jogo optado pelo técnico Eduardo Berizzo resultou em dois golaços em apenas quatro minutos. O primeiro saiu aos 25 minutos do primeiro tempo. Nolito recebeu cruzamento, dominou na ponta esquerda e bateu colocado no ângulo de Ter Stegen, que se esticou todo, mas, adiantado, não conseguiu defender.

Na sequência, aos 29, foi a vez de Iago Aspas fazer um golaço. Aproveitando um erro de Piqué na saída de bola, Nolito tocou para o companheiro de ataque, que arrancou e deu um toque de cobertura em Ter Stegen.

O ritmo forte, como era de se esperar, apresentou algumas brechas defensivas, mas quase nenhuma realmente levou perigo ao gol de Sergio Álvarez. A mais expressiva aconteceu somente aos 10 minutos do segundo tempo, quando Iniesta rolou dentro da área para Messi, que acertou a trave.

A chance, no entanto, foi apenas um suspiro antes do golpe final do Celta. Três minutos mais tarde, aos 10, Iago Aspas disparou em contra-ataque, deu um chapéu em Daniel Alves no meio-campo e avançou, sozinho, para tocar na saída de Ter Stegen.

Com uma forte marcação do Celta nos três principais jogadores ofensivos do Barcelona, o time precisou da genialidade de Messi para conseguir descontar. Aos 35 minutos, o argentino lançou com categoria por cima da defesa e Neymar apareceu nas costas da defesa para dominar e tocar no canto de Sergio Alvaréz.

O gol que poderia ser o início de uma reação acabou sendo apenas o de honra. Dois minutos depois, Guidetti recebeu de Mallo, aproveitou falha de Piqué e soltou a bomba para dar números finais à partida.

Com o resultado, o Celta assume a segunda posição do Campeonato Espanhol com 13 pontos, mesmo número do líder Real Madrid, que venceu o Athletic Bilbao por 2 a 1. Já o Barcelona agora é o quarto com 12 e pode perder a posição para o Villarreal, que enfrenta o Málaga ainda nesta quarta-feira.

*Atualizada às 18h12