Topo

Lesão deixa Messi entre dois Ronaldos: feito ou derrota

Do UOL, em São Paulo

28/09/2015 18h21

Lionel Messi levou o Barcelona à conquista da Liga dos Campeões em junho passado e tornou-se o grande favorito para conquistar a Bola de Ouro da Fifa pela quinta vez. A grave lesão no joelho esquerdo ocorrida no último sábado, no entanto, recolocou Cristiano Ronaldo no páreo.

Isso porque Messi ficará oito semanas se recuperando. Até hoje, o brasileiro Ronaldo foi o único atleta a ganhar a Bola de Ouro depois de ficar, no mínimo, dois meses sem jogar no ano.

Em 2002, Ronaldo não jogou por três meses. Mas acabou levando o prêmio ao ajudar o Brasil a faturar o pentacampeonato mundial.
Principal adversário de Messi, Cristiano Ronaldo tem um trunfo para sonhar com o posto de melhor jogador de 2015 e desbancar o argentino: a média de gols marcados.

O português, em 2015, é mais goleador que o rival. Messi, no Barcelona, marcou 41 gols em 45 partidas disputadas nesse ano, com média de 0,91 gol por confronto. Cristiano Ronaldo fez 37 gols em 36 partidas: média de 1,03 por jogo.

Na seleção, o fato se repete. Pela Argentina, Messi fez quatro gols em oito jogos (0,5 gol de média). Já o atacante do Real Madrid marca um gol por jogo com a camisa da seleção portuguesa -- foram seis gols em seis partidas.

Em 2013, Messi, que lutava pela quinta Bola de Ouro seguida, viu Cristiano Ronaldo faturar o troféu após sofrer com contusões. Entre novembro de 2013 e janeiro de 2014, o argentino ficou fora das partidas do Barcelona.

Apesar de ficar fora dos campos por dois meses, Messi tem a seu favor, além da Champions, a conquista do Espanhol, da Copa do Rei e da Supercopa da Europa. No fim do ano, o argentino ainda terá a chance de conquistar o Mundial de Clubes no Japão.