Topo

Ligação para Xavi fez José Mourinho romper com Casillas, garante jornal

Reuters/Marcelo del Pozo
Imagem: Reuters/Marcelo del Pozo

Do UOL, em São Paulo

28/09/2015 14h01

Adversários nesta terça-feira (29 de setembro), pela segunda rodada do grupo G da Liga dos Campeões, Chelsea e Porto colocarão frente a frente dois rivais: José Mourinho, treinador do clube inglês, e Iker Casillas, agora goleiro dos portugueses. Às vésperas do duelo, o jornal Daily Mail revelou motivo que teria levado as estrelas a romperem relacionamento: uma ligação do atleta para Xavi, meio-campista do Barcelona.

À época, Mourinho e Casillas trabalhavam juntos no Real Madrid. O comandante, segundo a publicação, acreditava que para vencer o rival da Catalunha teria de transformar o clássico em “guerra”. Ídolo do clube, Iker discordava e ligou para o antigo amigo de seleção espanhola para promover a paz. “Mou” encarou a atitude como traição.

“Casillas merece muito crédito”, disse Xavi ao Marca, em entrevista recente, quando confirmou o contato. “Falou comigo e com Puyol. Respondi que os dois lados precisavam olhar para seus interesses. Ele estava preocupado com os interesses da seleção”, explicou. A conversa terminou em reconciliação.

Mourinho treinou a equipe da capital espanhola entre 2010 e 2013 – no período, os clássicos foram aquecidos por clima de provocação. O episódio aconteceu em 2012, após partida em que o técnico brigou com Tito Villanova (então auxiliar de Guardiola no Barcelona). No mesmo ano, o comandante pediu a saída de Casillas e até indicou substitutos.

Em 2014, já com Carlo Ancelotti como treinador do clube, o goleiro alfinetou o português: “Ancelotti devolveu o sorriso aos madrilenhos”, disse ao jornal Gazetta dello Sport, na temporada em que o Real faturou a Champions League, com Casillas titular. Em 12 de julho de 2015, Iker trocou a equipe pelo Porto.