Topo

Irritado com premiação, Corinthians pensa até em pôr sub-20 na Libertadores

Cristiano Andujar/AGIF
Imagem: Cristiano Andujar/AGIF

Dassler Marques e Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

29/09/2015 13h53

Segundo previsões matemáticas da Universidade Federal de Minas Gerais, o Corinthians tem 99,98% de chances de estar na próxima Copa Libertadores. Com isso, a direção corintiana tem uma prioridade: fazer pressão para que o dinheiro a partir do torneio aumente de forma considerável.

Em conversas reservadas, um importante dirigente do clube deu o tom da insatisfação: "se não aumentarem a premiação, nós vamos colocar o time sub-20 para disputar", afirmou em tom de ameaça.

Perguntado sobre a declaração, o superintendente de futebol Andrés Sanchez deu a versão oficial do clube e admitiu não jogar a Libertadores: "Sou contra disputar por esses valores, mas nunca falei isso. São duas possibilidades: ou disputamos ou saímos fora", argumentou. Há 45 dias, ao Sportv, Andrés chegou a dizer que o antigo presidente Mário Gobbi havia evitado essa disputa, mas que o atual mandatário Roberto de Andrade estava disposto a uma ofensiva.

O Corinthians é um dos clubes brasileiros que pressionam a Conmebol pelo aumento das premiações da Copa Libertadores. Há três anos, o prêmio para o campeão do torneio é de US$ 5,1 milhões. Na última semana, em comunicado, a entidade afirmou que irá rever os números.

A discussão ocorre depois de um grupo de comunicação cogitar a criação da Champions League das Américas, um torneio que seria alternativa à Libertadores e ofereceria prêmios mais vantajosos - os mesmos US$ 5 milhões, de cara, para cada clube participante. O Corinthians foi sondado.

"Na minha avaliação, existe um problema de datas. O formato pensado é inviável. Mas, fora isso, não vejo nenhum problema na competição", explicou Andrés Sanchez.