Topo

Dirigente diz que seleção feminina do Irã conta com pelo menos oito homens

Jogadoras do Irã disputam bola com as da equipe do Al-Dersimspor (Alemanha) durante amistoso de futebol feminino em 2006, na cidade de Teerã. - STR/AFP Photo
Jogadoras do Irã disputam bola com as da equipe do Al-Dersimspor (Alemanha) durante amistoso de futebol feminino em 2006, na cidade de Teerã. Imagem: STR/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

30/09/2015 11h28

Pelo menos oito jogadoras da seleção feminina de futebol do Irã seriam, na verdade, homens. A informação foi divulgada por Mojtabi Sharifi, dirigente da liga iraniana de futebol, em uma entrevista a um site de jornalistas do país.

Segundo Sharifi, oito jogadoras “tem jogado pelo time feminino do Irã sem passar por completas mudanças de sexo”. A declaração foi reproduzida na segunda-feira pela rede de TV saudita Al-Arabiya.

A proporção de homens e mulheres na seleção feminina do Irã é desconhecida, segundo a emissora. No entanto, a denúncia não é inédita, uma vez que o jornal britânico The Telegraph já havia afirmado em 2014 que quatro jogadoras da equipe eram, na verdade, jogadores.

Sharifi afirmou ainda que os dirigentes responsáveis pelo futebol no Irã são “inteiramente responsáveis pelo escândalo”, que ele descreveu como “antiético”. Os dirigentes em questão não comentaram o caso.