Topo

Como semi da Copa do Brasil ajuda na luta pela Libertadores via Brasileiro

Do UOL, em São Paulo

01/10/2015 06h00

A 28ª rodada do Campeonato Brasileiro reforçou a tendência de uma disputa acirrada pela quarta posição na tabela, responsável, na teoria, por uma vaga na Libertadores 2016. A Copa do Brasil, que chega à reta final nesta quinta-feira, poderá facilitar o caminho rumo à competição continental do ano que vem.

Isso porque dois times com muitas chances de terminar o Brasileirão no G-4 estão garantidos na semifinal da Copa do Brasil: o Palmeiras e o São Paulo. O Santos, outra equipe que disputa uma vaga na Libertadores via Campeonato Brasileiro, tem grandes chances de eliminar o Figueirense nesta quinta-feira -- no primeiro jogo, o time paulista venceu por 1 a 0 em Florianópolis.

O Fluminense, outro classificado para a semifinal da Copa do Brasil, tem poucas chances de conseguir uma vaga no G-4. De acordo com o site Chance de Gol, as chances são de apenas 0,1%. Já o o Palmeiras, que venceu o Inter nesta quarta-feira, tem 57,2% de chances de terminar entre os quatro primeiros do Brasileirão. Santos e São Paulo, por sua vez, tem 37,1% e 15,7% de chances, respectivamente.

O Brasil tem direito a cinco vagas na próxima Libertadores, quatro delas, teoricamente, são destinadas aos quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. A outra é garantida pelo título da Copa do Brasil. Caso uma equipe brasileira vença a Copa Sul-Americana, apenas os três primeiros do Brasileirão vão à Libertadores.
 
Duas equipes ainda têm chance de conquistar o título da Copa Sul-Americana: o Atlético-PR e a Chapecoense. O time rubro-negro já está garantido nas quartas de final e enfrentará o Sportivo Luqueño (PAR) -- o time brasileiro ainda tem um pequena chance (0,08%) de ficar entre os quatro primeiros no Brasileirão.
 
Já os catarinenses pegam o Libertad (PAR) no jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana -- no jogo de ida, no Paraguai, os times ficaram no 1 a 1. Se conseguir a classificação, a Chapecoense terá o River Plate pela frente.
 

Entenda como o G-4 pode virar G-5 ou até G-3

Situação 1 

Atlético-PR ou Chapecoense vence a Copa Sul-Americana

Um time do G-4 do Brasileiro vence a Copa do Brasil

O que acontece: Quatro times se classificam para a Libertadores via Brasileiro

Situação 2

Atlético-PR ou Chapecoense vence a Copa Sul-Americana

Um time fora G-4 do Brasileiro vence a Copa do Brasil

O que acontece: o G-4 vira G-3

 

Situação 3

Brasileiros não vencem a Copa Sul-Americana

Um time do G-4 do Brasileiro vence a Copa do Brasil

O que acontece: o G-4 vira G-5

 

Situação 4

Brasileiros não vencem a Copa Sul-Americana

Um time fora do G-4 do Brasileiro vence a Copa do Brasil

O que acontece: o G-4 continua G-4

 

Situação 5

O Atlético-PR vence a Copa Sul-Americana e fica entre os quatro no Brasileiro

Um time fora do G-4 do Brasileiro vence a Copa do Brasil

O que acontece: o G-4 continua G-4

 

Situação 6

O Atlético-PR vence a Copa Sul-Americana e fica entre os quatro no Brasileiro

Um time do G-4 do Brasileiro vence a Copa do Brasil

O que acontece: o G-4 continua G-5