Topo

Flu é Fred e mais dez. Atacante amplia liderança após saída de Ronaldinho

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/10/2015 06h00

Não há dúvida. No Fluminense, é Fred quem dá as cartas. Após a saída de Ronaldinho, a liderança do atacante aumentou ainda mais. Novamente diante de jovens talentosos, o camisa 9 se sente como uma espécie de ‘irmão mais velho’ ou ‘pai’ dos pupilos. Orientações, broncas e elogios. O jogador não tem medo de mostrar o que está errado e muito menos elogiar os acertos.

“Fred é o cara. Para mim, é normal ele falar, orientar, reclamar. O legal é que quando eu falo ele ouve também”, disse Gérson após a classificação heroica sobre o Grêmio para as semifinais da Copa do Brasil.

A positiva liderança de Fred já era grande antes mesmo de Ronaldinho chegar. Mas a rápida passagem do ex-camisa 10 da seleção brasileira reforçou esse ‘poder’. O atacante era o único que não tinha medo de bater de frente com o apoiador quando necessário. Foi assim no episódio do Fla-Flu, quando ambos ficaram de fora do clássico.

Fred, com lesão na coxa, acompanhou o time até o Maracanã, viu o jogo de um camarote se reuniu com os atletas após a derrota e foi embora. Ronaldinho, por sua vez, pediu dispensa no vestiário por causa de dores na garganta. Sequer viu o jogo. A atitude não foi muito bem vista pelos atletas e, claro, pelo líder.

Houve uma certa cobrança de Fred na diretoria nesse sentido. Queria saber se Ronaldinho realmente não estava em condições de pelo menos ver o jogo no estádio. O problema, porém, não impede o atacante de elogiar e lamentar a saída do ex-camisa 10.

“Ficamos tristes. Nunca tive problema com o Ronaldo, pelo contrário. Antes da apresentação dele, falei que era um cara muito sangue bom mesmo, coração bom. Infelizmente não foi o que esperávamos, nem para a gente, nem para ele. Mas nas críticas temos que levar em consideração tudo o que representa e fez por nós. Até aqui no Fluminense somos muito gratos ao Ronaldo”, falou o capitão do Tricolor.

Sem Fred, Cícero, Gustavo Scarpa e Léo Pelé, o Fluminense medirá forças com o Santos, neste domingo, na Vila Belmiro. Com 37 pontos, o Tricolor ocupa a 12ª colocação no Campeonato Brasileiro.