Topo

Guerrero está em lista para eleição de melhor jogador do mundo, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

02/10/2015 07h34

O atacante Paolo Guerrero, do Flamengo, figura em uma pré-lista de 59 atletas relacionados para o prêmio Bola de Ouro, concedido pela Fifa ao melhor atleta do ano. As informações são dos jornais Mundo Deportivo, da Espanha, e Gazzetta Dello Sport, da Itália. O peruano é o único jogador na relação que atua no futebol brasileiro.

Guerrero foi um dos artilheiros da Copa América deste ano, disputada no Chile. Foram quatro gols marcados, sendo o destaque do time na campanha que terminou na 3ª colocação. 

Pelo Corinthians, Guerrero marcou quatro gols na Libertadores de 2015, que terminou de forma prematura para o clube paulista (eliminado nas oitavas). Guerrero foi o principal goleador do Corinthians no Paulistão, realizado no primeiro semestre. Ele anotou seis gols.

Valorizado na Copa América e ídolo do Corinthians, Guerrero e diretoria corintiana não chegaram a um acerto para renovação no fim do primeiro semestre.

Clube e jogador saíram brigados; o Flamengo entrou na jogada oferecendo ao atacante cerca de R$ 13 milhões em bonificações pelo acerto (R$ 4 milhões a mais do que a oferta corintiana).  

Anunciado pelo Flamengo como reforço do clube, no fim de maio, o jogador do Peru soma 3 gols marcados no Brasileirão.

3 brasileiros na lista

Dos 59 jogadores selecionados ao prêmio Bola de Ouro, apenas três são brasileiros: Neymar (Barcelona), Willian (Chelsea) e Philippe Coutinho (Liverpool).

Real Madrid e Barcelona lideram entre as equipes com mais jogadores chamados: sete cada. Campeão alemão, o Bayern de Munique aparece em seguida, com seis atletas relacionados.

Lista dos melhores vazada por email

O vazamento da pré-lista ocorreu por um email enviado por integrantes do Comitê de Futebol da Fifa, presidida por Michel Platini, que rompeu relação com seu ex-amigo, Joseph Blatter. A próxima etapa é refinar a lista para 23 atletas. Messi e Cristiano Ronaldo são os favoritos ao prêmio.