Topo

Novo contrato de Danilo "obriga" Corinthians a pagar salários em dia

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

02/10/2015 14h22

Danilo é atualmente um dos jogadores corintianos com cinco meses de direitos de imagem atrasados. No novo contrato firmado com o clube nesta semana, esse cenário é impensável.

Pedido expresso de Tite à diretoria, a manutenção de Danilo teve de fazer o Corinthians realizar concessões. A principal delas foi manter o padrão salarial considerado alto para um reserva: aos 36 anos, ele segue a ganhar R$ 230 mil mensais.

A segunda concessão foi alterar o formato de seu contrato. Danilo recebe em 2015 cerca de 30% desse valor em direito de imagem. Para ficar em 2016, ele passou a ganhar o valor integral na carteira de trabalho.

Dessa forma, caso fique três meses sem receber salários, Danilo pode acionar o clube juridicamente para receber e se transferir.

Além disso, o risco para o próprio Corinthians é ainda maior. Segundo a regulamentação atual da CBF, o clube que atrasar salários pode perder pontos e ser rebaixado. A lei não se aplica a direitos de imagem vencidos.

Na interpretação de Danilo, a remuneração em 2016 não será menor. O desconto de tributos sobre direitos de imagem (20%) é menor que sobre o salário (27,5%). Neste caso, entretanto, ele tem 13° salário e férias a receber, o que equipara os valores. A vantagem está justamente na maior chance de receber em dia.