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Construtora se une a Palmeiras para promover "novo bairro"

Daniel Lisboa

Do UOL, em São Paulo

04/10/2015 06h00

Localizado em uma área nobre de São Paulo, o Allianz Parque está também ao lado do maior empreendimento imobiliário de São Paulo. O equivalente a um bairro inteiro foi construído a apenas seis minutos de caminhada da casa palmeirense. É o "Jardim das Perdizes", um conjunto de 32 torres de alto padrão que agora conta com a torcida alviverde para vender os 20% de imóveis ainda disponíveis.

Compre um apê e vire sócio

Em andamento, uma parceria entre a construtora Tecnisa e o Palmeiras oferece condições especiais para os palmeirenses. Quem comprar um apartamento no "Jardim das Perdizes" ganha, por dois anos, a versão platina do Avanti, o plano de sócio-torcedores do Palmeiras. A promoção inclui também uma camisa oficial autografada pelos jogadores do time, uma visita ao CT com direito a levar cinco amigos, uma bola oficial do campeonato com autógrafos de jogadores e um tour no Allianz Parque, também com direito aos cinco amigos.

Mas o palmeirense que quiser essas vantagens precisará desembolsar uma bela quantia. Os imóveis do empreendimento custam entre 700 mil e 2,8 milhões de reais. Os apartamentos têm entre 70 e 280 m2, e a área total ocupada pelo "Jardim das Perdizes" chega a 250 mil m2. Os palmeirenses que lá morarem praticamente só terão que atravessar um viaduto (que passa sobre a linha do trem) para chegarem à arena, e foi essa facilidade que chamou a atenção da Tecnisa para a possibilidade de fazer negócio.

Além de lançar a promoção, a construtora comprou 100% dos ativos de mídia do Palmeiras. Ou seja, quase todo o espaço disponível para publicidade no aplicativo, Facebook, Instagram, You Tube e e-mail marketing do clube. "Os times ainda são muito focados, por exemplo, no espaço disponível nas camisas. Mas há outros maneiras de divulgar uma marca, e as mídias digitais são um exemplo disso", diz Romeo Busarello, diretor de marketing e ambientes digitais da Tecnisa. Ele elogia o atual departamento de marketing do Palmeiras e conta que a parceria já vem trazendo resultados.

950 interessados

"Em 11 dias, recebemos 950 cadastros, de interessados em comprar imóveis, vindos das plataformas do Palmeiras", diz o diretor. Ele não revela o montante total envolvido na parceria com o clube, mas garante que é bem alto. A ação deve ir até dezembro, e Romeo acredita em palmeirenses que irão comprar imóveis por conta da relação com o clube. "Já tivemos um comprador de Marília que adquiriu um apartamento de dois dormitórios só para não precisar mais ficar em hotel quando vem a São Paulo assistir jogos", conta o diretor.

Luciano Kleiman, diretor de marketing do Palmeiras, diz que a parceria com a Tecnisa vem ao encontro da postura do clube de atuar como um "provedor de soluções comerciais". Ele acredita que a fidelidade de um torcedor para com a marca de seu time é "incomparável". "As ações com a Tecnisa são um exemplo de como a marca Palmeiras é forte. Nosso aplicativo teve 400 mil downloads em um mês, um recorde entre os times sul-americanos", comemora Luciano.

Itaquerão também influencia empreendimentos

Do mesmo modo que a arena palmeirense se tornou um atrativo para o mercado imobiliário do bairro de Perdizes e arredores, na zona oeste de São Paulo, a Arena Corinthians também influencia seu entorno em Itaquera, na zona leste.

Com apartamentos a partir de 269 mil reais (valor relativo a uma unidade específica), o "Condomínio Arena" usa a proximidade com o novo estádio para se promover. Por enquanto, não há uma parceria com o Corinthians nos moldes da criada para o Jardim das Perdizes. Mas, como o nome do empreendimento já sugere, a construtora PDG usa a Arena Corinthians como um atrativo para os compradores.

"A Construção da Arena Corinthians veio junto com a promessa de melhorias estruturais na região. Apesar do poder público estar atrasado para entregá-las, só a expectativa de contar com elas já valoriza o imóvel", explica Maurício Salles, diretor de incorporação da PDG em São Paulo.

O "Condomínio Arena" tem 198 apartamentos e fica a cerca de dois quilômetros da arena corintiana. Maurício diz que ações como a feita para o Jardim das Perdizes requerem cuidado, para que a obra não fique vinculada a um clube e afaste compradores. "Vai que o cara não é corintiano e não compra por causa disso", diz o diretor. Maurício, porém, não descarta promoções pontuais feitas junto com o Corinthians, e revela que inclusive já há negociações nesse sentido.

Por meio de seu departamento de marketing, o São Paulo informou que não há nenhuma ação do tipo envolvendo o clube neste momento.