Topo

Brasileiros se dividem entre assumir e jogar favoritismo para o Chile

Danilo Lavieri

Do UOL, em Santiago (Chile)

05/10/2015 10h59

Os brasileiros se dividem para falar sobre a expectativa de estrear em busca de uma vaga na Copa do Mundo da Rússia, em 2018. A estreia está marcada para a próxima quinta-feira (8), contra o Chile, e a maior parte dos jogadores desembarca nesta segunda-feira em Santiago. Na chegada, o discurso é dividido entre apontar o favorito.

Hulk, por exemplo, reconheceu que os chilenos estão em pequena vantagem, mas se apega à história da seleção pentacampeã para afirmar que não se pode colocar ninguém como o grande favorito.

"Se você for olhar, a última competição oficial teve o Chile como campeão, mas isso não pode ser dado como certo. O Brasil é o Brasil", afirmou o atacante do Zenit, que comemora a boa fase vivida na Rússia. "Tenho feito gols, assistências e é isso que quero trazer para a seleção", completou.

Já Miranda, capitão da seleção brasileiro, afirma que o Chile, é, sim, o favorito. "O Chile é o atual campeão, joga em casa. Vai poder buscar a vitória e são os favoritos. Mas essa é a hora dos experientes aparecerem", destacou o zagueiro da Inter de Milão. 

Daniel Alves, outro que desembarcou nesta segunda-feira e foi convocado de última hora, para o lugar de Rafinha, usou o histórico da seleção para poder afirmar que todos saem do mesmo ponto de partida.

“Não acredito que a seleção seja mais favorita do que a brasileira. Eles podem ter uma pequena vantagem por jogar em casa, mas não são mais favoritos que a seleção brasileira. No mínimo a gente parte do mesmo nível”, afirmou o lateral do Barcelona, que já avisou que não pretende continuar como o tampão.

“Eu estou sendo chamado de última hora (risos). Tem sido assim, mas eu não quero me acostumar com isso, não!”, destacou, para depois comentar o pedido de desconvocação de Rafinha. “Mas seleção é seleção e toda a vez que eu venho eu tenho muita vontade de atuar. Você precisa entender os motivos de cada jogador. O Rafinha não vai deixar de ser um grande jogador por causa disso”.

O jogador ainda afirmou não ter falado com Neymar sobre o fato dele ser desfalque da seleção brasileira. Douglas Costa, aliás, surge como um dos principais candidatos a assumir o posto de "showman" deixado pelo camisa 10. 

Jefferson foi um dos primeiros a chegar, na noite de domingo. Ele afirmou que o Chile é experiente o suficiente para não cair neste jogo de favoritismo. “Creio que o Chile não é favorito. São duas seleções que se respeitam, sabem jogar uma contra a outra, acho que é jogo sem favoritos. É um clássico que qualquer um pode vencer. Esperamos poder sair vitoriosos".

“A confiança deles está alta, mas eles têm jogadores experientes, que não vão deixar de maneira nenhuma que o time entre de salto alto. Já esqueceram (o título da Copa América), agora é outra competição. Vão buscar a vitória, mas estamos preparados", completou.

TREINOS COMEÇAM NESTA SEGUNDA

Filipe Luís retorna à convocação após ficar de fora por causa de lesão. Durante os amistosos, ele viu Marcelo (que também chegou nesta segunda-feira e não falou com a imprensa como de costume) ir muito bem. Agora, espera recuperar a condição de titular.

“Vai ser um jogo difícil, fora de casa, mas não tem ninguém favorito para brigar por essa vaga”, afirmou o atleta do Atlético de Madrid.

Já desembarcaram em Santiago os seguintes atletas: Alisson, Jefferson, Miranda, Fabinho, Daniel Alves, Filipe Luís, Marcelo, Fernandinho, Willian, Oscar e Hulk. No primeiro treino, às 17h desta segunda (5), não estarão presentes David Luiz, Marquinhos, Lucas e Kaká, que chegarão na terça-feira.