Topo

Em alta, Douglas Costa vira candidato a substituto de Neymar como "showman"

Douglas Costa é a esperança de futebol com DNA brasileiro - GUENTER SCHIFFMANN/AP Photo
Douglas Costa é a esperança de futebol com DNA brasileiro Imagem: GUENTER SCHIFFMANN/AP Photo

Danilo Lavieri

Do UOL, em Santiago (Chile)

05/10/2015 06h00

A ausência de Neymar na seleção brasileira abre uma disputa interna pelo posto de liderança técnica do grupo no início da caminhada por uma vaga na Copa do Mundo contra a Rússia, em 2018. Entre os candidatos, Douglas Costa é o que desempenhou papel mais semelhante nos últimos amistosos da seleção brasileira e é o que vem em alta com sua equipe, o Bayern de Munique, que vem de uma goleada por 5 a 1 contra o grande rival da atualidade, o Borussia Dortmund.

Na temporada, ele tem bons números como a média de quase quatro chutes a gol no Campeonato Alemão, com cinco assistências e um gol em oito partidas. O atleta foi, inclusive, eleito o melhor em campo logo na sua estreia no Nacional.

Aos 25 anos, o meia-atacante precisará carregar a responsabilidade de ser o "showman" e proporcionar mais lances de efeito, como os que faz na Alemanha, diante de Chile e Venezuela. Recentemente, virou alvo de adversários ao usar a lambreta para escapar da marcação. Depois do episódio, ouviu conselhos para evitar aquele tipo de artimanha, mas disse apenas o “muito obrigado”.

Avisou a Robben (que fez críticas ao brasileiro) e companhia que continuaria indo atrás de lances como aquele e ainda ressaltou que foi esse tipo de jogada que fez Pep Guardiola (que o apoiou) o contratar. “Fui contratado para isso e vou fazer de novo se precisar”, destacou o atleta durante os amistosos nos Estados Unidos.

Pep Guardiola, aliás, já chegou a fazer comparações entre Douglas e Neymar e disse que ambos têm o DNA tipicamente brasileiro, de fazer jogadas de efeito. 

Na seleção, Douglas não foi chamado apenas para isso, mas o torcedor sabe que, se assistir a esse tipo de lance, há grandes chances de a bola ter partido dos pés dele. Contra Costa Rica e Estados Unidos, nos amistosos, ele foi a válvula de escape do time de Dunga, usou e abusou da velocidade e não pareceu sentir a responsabilidade, mesmo quando Neymar estava no banco.

Nos jogos contra Chile e Venezuela, poderá dividir a responsabilidade de criação com nomes como Willian e Oscar, que precisarão esquecer o momento na temporada europeia para ajudar Dunga e companhia. O Chelsea, equipe da dupla, vive má fase com direito a derrota por 3 a 1 para o Southampton dentro de casa.

Revelado pelo Grêmio e com ótima passagem pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, Douglas vive seu momento de auge na carreira e pretende coroar o momento com uma boa disputa de Eliminatórias da Copa com a seleção. Na Alemanha, seu nome é sempre relacionado a aspectos positivos e jornais já chegaram até a dizer que ele não deixou os torcedores sentirem saudades de Ribery, que vem em processo de recuperação de lesão.