Topo

Milton Cruz confirma saída de Osorio do SP; Aidar afirma: "disse nada"

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo*

05/10/2015 20h23

O coordenador técnico do São Paulo, Milton Cruz, confirmou na noite desta segunda-feira a saída de Juan Carlos Osorio do comando da equipe. Em entrevista em vídeo para o canal mexicano Univision, que está no Brasil para cobrir a possível saída de Osorio do São Paulo, Milton Cruz afirmou que o técnico colombiano de 54 anos não conseguiu convencer o México a espera-lo até o fim do ano, e tratou a saída como realidade. Ao UOL Esporte, o presidente Carlos Miguel Aidar disse que Osorio não falou nada à diretoria.

"Vai ser difícil porque ele vai, está acostumado, o jogador também já está acostumado. Aqui é difícil um treinador sair como ele está saindo, na fase final do campeonato, e ele ter que sair. Eu sei que ele fez muito para poder ficar aqui mais tempo, para terminar o ano com o time, mas infelizmente nós sabemos da necessidade do México para que ele vá porque tem jogos importantes das eliminatórias da Copa do Mundo e também tem esse jogo contra os Estados Unidos”, falou Milton Cruz, à Univision. 

Procurado pela reportagem, Carlos Miguel Aidar afirmou que, apesar do discurso de Milton Cruz, Osorio ainda não comunicou a diretoria são-paulina de sua decisão: "Por enquanto disse nada", falou Aidar. O departamento de comunicação do clube também afirma que o São Paulo não tem conhecimento das informações expostas por Milton Cruz. 

A entrevista de Milton Cruz causou surpresa em dirigentes de diferentes departamentos do São Paulo, e até em funcionários do departamento de futebol. A confirmação de que o técnico irá deixar o clube ainda não havia sido passada a nenhum outro membro do clube e nem ao presidente Carlos Miguel Aidar e ao vice-presidente Ataíde Gil Guerreiro. Dirigentes do São Paulo se irritaram com as declarações de Milton Cruz e afirmam agora, informalmente, que ele terá de se explicar sobre o que disse. Milton Cruz foi procurado, mas não atendeu aos telefonemas da reportagem. 

Juan Carlos Osorio tem proposta para assumir a seleção do México neste momento. O colombiano tentava convencer a Federação Mexicana de Futebol a esperá-lo até o fim do ano, porque se entusiasmou com a possibilidade de vencer a Copa do Brasil pelo São Paulo e não gostaria de interromper o trabalho no meio da temporada. 

"É muito difícil para o clube que está numa semifinal de Copa do Brasil, e o São Paulo nunca foi campeão e temos chances. Mas as equipes que estão são boas. Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Santos. Todos têm chance de ser campeão", acrescentou Milton Cruz, na entrevista. 

No último sábado, Osorio falou no Morumbi após vencer o Atlético-PR por 1 a 0 que sofria "tortura" psicológica com o dilema e adiou a decisão para quarta-feira. Entre a diretoria do clube, a saída do colombiano foi dada como certa desde então.

O São Paulo já busca o sucessor de Osorio e conversa com candidatos. Segundo membros da diretoria, o nome mais forte é o do uruguaio Diego Aguirre, ex-técnico do Internacional e ex-jogador do São Paulo. Milton Mendes, que recentemente deixou o Atlético-PR, é nome defendido por alguns. O presidente Carlos Miguel Aidar, segundo aliados, ainda considera a possibilidade do português José Peseiro, que concorreu com Juan Carlos Osorio pela vaga há quatro meses e que afirmou ao UOL Esporte nesta segunda feira que mantém o interesse em comandar a equipe

*Atualizado às 22h04