Topo

Após ausência, Oscar trava duelo com Lucas Lima para ser cérebro da seleção

Danilo Lavieri

Do UOL, em Santiago (Chile)

06/10/2015 06h00

Entre as diversas brigas por posição na seleção brasileira, uma das que mais chama a atenção neste início de Eliminatórias da Copa do Mundo é a disputa por uma vaga no meio-campo titular de Dunga. 

Sem nem considerar o fato de a camisa 10 estar vaga, deixada pelo suspenso Neymar, Lucas Lima e Oscar travam um duelo à parte para saber quem poderá ser o cérebro da equipe que enfrenta o Chile nesta quinta-feira (8), em Santiago, pela 1ª rodada da competição que vale vaga na Rússia, em 2018.

O responsável por ser o "showman" e produzir jogadas de efeito já tem um candidato: Douglas Costa. Já para a armação, a briga é maior. Oscar vinha sendo peça chave nas convocações de Dunga, mas enfrentou uma onda de lesões que o afastou das listas. O meio-campo do Chelsea atuou pela última vez em março, no amistoso contra a França, quando inclusive marcou gol na vitória por 3 a 1.

De lá para cá, ficou fora dos amistosos contra México e Honduras, não participou da Copa América e precisou ser cortado também dos amistosos contra Estados Unidos e Costa Rica. Ele, inclusive, viveu situação parecida com a de Ramires, que foi chamado e cortado por mais de uma vez e ficou de fora da primeira lista. 

"Eu não sei se vou ser titular ou não, mas vou brigar de qualquer jeito para que eu possa voltar como titular. Eu fiquei de fora, foi ruim ter essas lesões me atrapalhando, mas agora quero voltar a estar entre os 11", comentou Oscar.

Foi justamente nos últimos dois amistosos, disputados em Nova Jersey e em Boston, que Lucas Lima apareceu como uma das opções de Dunga. Destaque no Santos no Campeonato Brasileiro, o meio-campista assumiu a titularidade, não se intimidou com a pressão e recebeu elogios do chefe e da comissão técnica.

Seu futebol recebeu rótulos de salvação do "DNA" de um camisa 10, seu nome passou a ser quase certeza na lista de Dunga e a concorrência por um posto para servir Hulk, Willian e Douglas Costa aumentou. A saída de Coutinho e a chegada de Kaká, que sabe que não será titular, centralizam ainda mais a briga.

"Não sei dizer se vou ser titular. Infelizmente, o Coutinho teve essa lesão. Vou trabalhar nos treinamentos para ser titular. Nos últimos amistosos, tentei demostrar da melhor forma possível o meu futebol, tanto nos treinos e nos jogos e agora quero buscar meu espaço. Estou motivado e feliz e defender a seleção sempre foi um sonho", relatou.

Na última segunda-feira (5), Dunga treinou a equipe, mas não esboçou titulares e reservas. Especialmente por ainda não contar com todos seus atletas. Nesta terça, às 16h, ele treinará pela primeira vez com todos os atletas à disposição. David Luiz, Marquinhos, Lucas, Kaká e Douglas Costa desembarcam na capital chilena por volta das 13h desta terça.