Topo

"Cuidado para não perder a cabeça", alerta David Luiz sobre Eliminatórias

Danilo Lavieri

Do UOL, em Santiago (Chile)

06/10/2015 09h59

Apesar de nunca ter disputado uma Eliminatória de Copa do Mundo, David Luiz mostrou estar preocupado com a catimba dos adversários em busca de uma vaga na Rússia, em 2018.

O zagueiro desembarcou em Santiago nesta terça-feira (6) ao lado de Lucas e Marquinhos, seus companheiros de PSG, e alertou para os problemas que o Brasil pode enfrentar desde a estreia, nesta quinta-feira (8), contra o Chile.

"É uma atmosfera muito gostosa de se jogar futebol. Mas está cada vez mais difícil. Antigamente, tínhamos três, quatro equipes brigando pela vaga. Hoje a conta aumentou", iniciou.

"Vai ser uma competição muito difícil e precisa ter cuidado para não perder a cabeça", completou o atleta que ficou marcado como um dos atletas de mais carisma na Copa do Mundo de 2014.

Também por isso, Dunga aposta em chamar jogadores mais experientes, como Kaká e Ricardo Oliveira, que já disputaram uma vaga pela Copa. No elenco, o treinador ainda tem duelos particulares como Lucas Lima e Oscar, por uma vaga no meio, e o fardo de herdar a liderança técnica do suspenso Neymar

Uma das apostas jovens da seleção, Marquinhos, que pode atuar também como zagueiro e até como lateral, mostrou ansiedade para que a bola possa rolar.

"Eliminatória é uma competição especial, porque dá vaga na Copa do Mundo. A gente fala entre nós que é uma das competições mais difíceis de serem jogadas e estou ansioso para poder disputar minha primeira competição", afirmou.

Lucas mostrou felicidade por estar novamente chamado por Dunga, após um longo período de "esquecimento". Para ele, a experiência adquirida na Europa fará a diferença.

"A cada jogo, a cada ano, a gente fica mais maduro e isso vai fazer a diferença", afirmou o atacante. "Aqui no nosso ambiente tem muita resenha, muita conversa sobre isso (Eliminatória). E espero que seja uma resenha de vitória", finalizou.

O Brasil treina pela primeira vez com o grupo completa nesta terça-feira (6), por volta das 16h, novamente no Estádio da Universidad Católica. Na segunda, o trabalho foi feito com grupo incompleto