Topo

Estudo mostra que jogadores de futebol são mais propensos a depressão

Jogadores de futebol sofrem mais com problemas psicológicos - Jon Super/AP Photo
Jogadores de futebol sofrem mais com problemas psicológicos Imagem: Jon Super/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

06/10/2015 09h06

Um estudo realizado pela FIFPro, entidade que representa os jogadores de futebol, mostrou que os atletas estão mais sujeitos a problemas psicológicos, como a depressão, do que a chamada "população comum". A pesquisa foi baseada em outro estudo que havia sido feito em 2013 e os números impressionaram ainda mais desta vez.

De acordo com o estudo, cerca de 38% dos jogadores atuais e 35% dos atletas já aposentados sofrem com sintomas de depressão e/ou ansiedade. Eles ainda apresentaram alguns outros distúrbios como perturbação, angústia e alcoolismo.

Pessoas que não são jogadoras de futebol têm a taxa de depressão/ansiedade em 13% na Austrália e 17% na Holanda, segundo o estudo.

O número foi ainda mais impressionante quando a análise foi apenas de jogadores que tiveram três ou mais graves lesões nos gramados. Eles estão quatro vezes mais propensos a ter problemas psicológicos.

"Esperamos que com este estudo leve a maior consciencialização e empenho de todos os envolvidos no futebol para dar suporte para aqueles que sofrem de problemas de saúde mental, para eles saberem que não estão sozinhos", disse Vincent Gouttebarge, médico que liderou a pesquisa.

Uma das ideias do médico para reduzir os problemas é a criação de um teste para o jogador realizar antes de se aposentar para averiguar a necessidade de acompanhamento médico.

Para a pesquisa, a entidade analisou 607 jogadores atuais e mais 219 que já estão aposentados. Foram utilizados atletas de 11 sindicatos diferentes distribuídos por três continentes.