Topo

Kaká mira recorde na seleção, mas brinca: "Até o Neymar atropelar tudo"

Danilo Lavieri

Do UOL, em Santiago (Chile)

06/10/2015 09h03

Kaká desembarcou nesta terça-feira (6) em Santiago, no Chile, com a possibilidade de acrescentar uma honrosa marca no currículo: a de maior artilheiro da seleção brasileira em Eliminatórias da Copa.

Com dez gols em 26 jogos, o meio-campo do Orlando City precisa de mais um para se igualar a Romário e Zico. Atualmente, ele tem o mesmo número de Luis Fabiano, Ronaldo e Tostão. Com dois, passa a ter 12 e se isola na liderança. O próprio jogador, no entanto, considera que a marca é passageira, especialmente após a volta de Neymar, que está suspenso das duas primeiras partidas contra Chile e Venezuela.

“Vai representar muito mesmo. Se eu fizer dois gols agora e ser o artilheiro das Eliminatórias, no meio de um time que tem uma história e um nível altíssimo, vai representar muito. Eu sabia disso por causa das Eliminatórias de 2010. Faltam dois!”, comemorou o meia, para depois lembrar.

“Mas também, vou ficar na liderança até o Neymar voltar e atropelar com tudo”, brincou. O craque do Barcelona disputará sua primeira edição de Eliminatórias da carreira. 

Kaká foi convocado para o lugar de Philippe Coutinho, desconvocado por uma lesão que, até agora, não foi esclarecida nem pela CBF, tampouco pelo Liverpool. Ele encarou atraso na aeronave e uma viagem de última hora para disputar a sua terceira edição de Eliminatórias na carreira.

Com a experiência, já sabe das dificuldades que sua seleção enfrentará na briga por um lugar na Rússia, em 2018. Ele chega para agregar "rodagem" à seleção que tem Douglas Costa como candidato a showman e Oscar e Lucas Lima travando duelo para fechar o meio-campo brasileiro.

“A Eliminatória na América do Sul é sempre difícil porque a maioria dos jogadores está morando longe, viaja muito. O time muda muito durante os três anos”, analisou. “Agora vamos encarar o Chile, que está motivadíssimo, é campeão”.

Vindo de dois vexames, um na semifinal na Copa de 2014, no 7 a 1 contra a Alemanha, e outro na eliminação na Copa América após pênalti bobo de Thiago Silva, Kaká volta a falar em recuperação de credibilidade, assim como havia sido nos amistosos da seleção nos Estados Unidos.

“A credibilidade é sempre aos poucos. Estamos agora em busca de mais uma vitória, depois das duas (contra Costa Rica e Estados Unidos). Vai ser de pouco em pouco”.

Kaká treina pela primeira vez com o grupo nesta terça-feira, no estádio da Universidad Católica. Ele receberá a companhia dos demais jogadores e de David Luiz, Marquinhos, Lucas e Douglas Costa, que também chegam nesta terça. Na segunda, Dunga comandou os trabalhos em meio a muito frio, neblina e desfalques