Topo

Câmara de São Paulo aprova em 1ª votação volta de cerveja aos estádios

A venda de cerveja nos estádios poderá ser liberada na cidade de São Paulo - Getty Images
A venda de cerveja nos estádios poderá ser liberada na cidade de São Paulo Imagem: Getty Images

Vagner Magalhães e Vinícius Segalla

do UOL, em São Paulo

07/10/2015 19h52

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira, em primeira votação, a volta da venda de cerveja dentro dos estádios, ginásios e praças esportivas da capital. Para que o projeto de lei seja definitivamente aprovado, será preciso que ele seja vitorioso em uma segunda votação e, depois, seja sancionado pelo prefeito Fernando Haddad (PT). Na votação desta quarta, um acordo de lideranças garantiu a aprovação do texto, que contou com apenas quatro votos contrários.

O projeto de lei é de autoria do vereador Toninho Paiva (PR), que assim justificou a pertinência da medida que propõe: "Temos precedentes da volta da cerveja em outros municípios e também durante a realização da Copa do Mundo de 2014, onde até vodka e uísque foram servidos nos camarotes. Em nenhum desses casos houve aumento de violência".

De acordo com o vereador, a volta da bebida aos estádios é uma demanda dos clubes de futebol, que lucrariam com a comercialização do produto nas arenas. Paiva afirma que nenhuma companhia fabricante de cerveja atuou junto à Câmara ou aos parlamentares, na tentiva de fazer "lobby" pela aprovação do projeto de lei.

Já na parte das justificativas oficiais contidas no projeto de lei, se lê:

"É de se notar que os índices de violência em estádios não caíram com a proibição da venda de cerveja, e de outro lado, fácil é a constatação de que a venda de bebidas alcoólicas durante os jogos da Copa do Mundo no ano de 2014, permitida pela Lei Geral da Copa, não incentivou violência.

Assim, por se tratar de medida lógica e de boa administração, conto com os votos dos Nobres Pares para corrigir essa mal sucedida experiência com a aprovação da presente iniciativa parlamentar".

Ainda não há previsão de quando a matéria entrará na pauta da Câmara para ser submetida a uma segunda votação.