Topo

Gabriel renasce no time de Ronaldo e vira 'embaixador' nos EUA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

07/10/2015 08h00

O lateral direito Gabriel assinou contrato nos Estados Unidos, em julho, mais perto da aposentadoria do que da velha forma. Menos de três meses depois, o ex-jogador de São Paulo, Cruzeiro, Fluminense e dupla Gre-Nal se considera de volta no mercado. Na ativa. O renascimento ocorreu no Fort Laurderdale Strikers, time que tem Ronaldo Nazário como acionista, e gerou um status diferente entre os amigos e ex-colegas.

Gabriel virou uma espécie de embaixador dos boleiros brasileiros acima dos 30 anos nos Estados Unidos. A passagem por diversos clubes criou vários vínculos e inúmeros colegas procuram informações sobre o futebol na terra do Tio Sam com o agora camisa 10. O que era para ser um mero trampolim para o retorno ao futebol de maior rendimento se tornou uma boa relação e que dificilmente será interrompida, pois o conselheiro dos outros quer ficar.

“Muitos jogadores estão conversando comigo, perguntando do futebol aqui. O próprio Ibson falou comigo, ele está aqui e estão procurando ele para saber também. Isso vai ajudar o futebol a crescer, a aumentar o nível técnico do campeonato. Muitos jogadores vão vir para cá, aqui é um ótimo para o final de carreira e pós-carreira também”, afirma Gabriel.

Antes de fechar com o Strikers, Gabriel treinou no Santos e se recuperou de lesão no joelho. O último contrato no Brasil foi com o Inter, em 2013, e antes disso no outro clube de Porto Alegre. O Grêmio. Alguns dos atletas que estão nestes times (Juan, Douglas, Rafael Moura e D'Alessandro são alguns casos) mantêm contato com o lateral direito e questionam sobre uma ida aos Estados Unidos. Do outro lado da linha só escutam elogios.

“Os Estados Unidos não são o país do futebol e nem serão, o Brasil é o país do futebol. Mas a vantagem deles é a qualidade de vida que eles proporcionam... Em muitos lugares é parecido com o Brasil e a economia é muito melhor do que a nossa. Isso é importante e muita gente deve pesar”, comenta. "Aqui eu tenho a estabilidade econômica do momento e a tranquilidade de poder andar na rua. O poder econômico não afeta só o salário, mas em tudo. Não se anda com a mesma segurança na rua vivendo aí", completa.

Gabriel, inclusive, negocia a ampliação do contrato com o Strikers. De acordo com o jogador, com menos jogos em relação ao calendário brasileiro é possível alongar a carreira. Aos 35 anos, o lateral revelado pelo São Paulo não tem previsão de quando vai se aposentar.

"Claro que o nível do futebol brasileiro ainda é muito maior do que o jogado aqui, mesmo tendo caído em relação aos anos anteriores. No momento, estou bem feliz. Fiz contrato até dezembro e agora já me sinto totalmente recuperado da lesão que eu tive. Sou 100%. Já converso sobre renovação aqui", revela.

Em janeiro, na Florida Cup, Gabriel vai rever o Internacional. O Fort Laurderdale Strikers confirmou presença no torneio - assim como o Independiente Santa Fe, da Colômbia. De nove a 21 de janeiro de 2016, o embaixador vai ficar mais perto dos brasileiros e poderá puxar alguém para o futebol praticado nos Estados Unidos.