Topo

Vagas aumentam, mas Holanda vive situação dramática para chegar à Euro-2016

Lesionado, Robben será desfalque da seleção holandesa na busca pela classificação - JOHN THYS/AFP PHOTO
Lesionado, Robben será desfalque da seleção holandesa na busca pela classificação Imagem: JOHN THYS/AFP PHOTO

Do UOL, em São Paulo

07/10/2015 08h11

Pela primeira vez na história a Eurocopa contará com um aumento em seu número de participantes. Ao invés das tradicionais 16 seleções que disputavam o torneio desde 1996, a edição que ocorrerá em 2016, na França, contará com 24 países. O acréscimo de vagas, porém, pouco serviu para a Holanda, que corre um sério risco de ficar fora do torneio continental.

As eliminatórias terão suas duas últimas rodadas disputadas entre esta quinta-feira (08) e a próxima terça-feira. Das 53 seleções que a disputam, apenas Islândia, República Tcheca, Áustria, Inglaterra, entram em campo classificadas. Outras 32 ainda têm alguma chance de pelo menos ir à repescagem, enquanto 17 já estão eliminadas.
 
Vão à próxima fase os primeiros e segundos colocados de cada um dos nove grupos, além do melhor terceiro - totalizando 19 seleções.
 
Outras oito equipes (demais terceiros colocados) vão para a repescagem disputar as quatro vagas restantes. Os 23 classificados se juntam à França, anfitriã do torneio.
 
Surpreendentemente, a Holanda é a quarta colocada do Grupo A, com dez pontos em oito partidas disputadas. Está atrás das já classificadas Islândia e República Tcheca, ambas com 19 pontos, e da terceira colocada Turquia, com 12.
 
O time joga nesta quinta-feira contra o Cazaquistão fora de casa e faz a sua última partida contra a República Tcheca, na Holanda, terça-feira. Para se classificar, precisa vencer as duas partidas e torcer por pelo menos uma derrota da Turquia, que enfrenta os tchecos e a Islândia. Ainda assim, os holandeses conseguiriam um lugar na repescagem.
 
Outra seleção que está em dificuldades é a Suécia. Apesar de ter pela frente Liechtenstein e Moldávia, considerados adversários mais fracos, é provável que o time vá para a repescagem, ficando com a terceira colocação. Os suecos disputam a vaga direta com a Rússia, que joga contra Moldávia e Montenegro. Os russos têm dois pontos de vantagem e ocupam a segunda colocação do Grupo G. Com 11 pontos, Montenegro ainda tem chances.
 
A Dinamarca, que faz a sua última partida pelo Grupo I contra o líder Portugal, também está em dificuldades. Os portugueses têm 15 pontos e um jogo a menos, contra 12 da Dinamarca. Os dois times se enfrentam em Portugal na quinta-feira. A Dinamarca ainda pode perder a segunda colocação para a Albânia, que tem 11 pontos e mais dois jogos pela frente, contra a Sérvia e a Armênia, últimos colocados da chave.
 
Espanha, Alemanha e Itália, líderes em seus grupos, jogam por uma vitória simples, em dois jogos, para se garantirem matematicamente na competição. A Alemanha enfrenta Irlanda e Geórgia. A Espanha tem pela frente Luxemburgo e Ucrânia, enquanto a Itália joga contra Azerbaijão e Noruega.