Topo

O que Dunga quer esconder para confundir o Chile nas Eliminatórias?

Agora com grupo completo, seleção faz 2º treino para jogo contra o Chile

UOL Esporte

Danilo Lavieri

Do UOL, em Santiago (Chile)

07/10/2015 06h00

A disputa dos últimos amistosos, contra Costa Rica e Estados Unidos, serviram para que Dunga tivesse algumas certezas, mas também outras boas dúvidas de como montar a seleção brasileira para iniciar a disputa de uma vaga na Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

A estreia está marcada para a próxima quinta-feira (8), em Santiago, no Chile, contra os donos da casa. Na antevéspera da partida, Dunga fechou a maior parte do treinamento e deixou interrogações sobre algumas posições nos 11 que iniciarão a partida contra os atuais campeões da Copa América. 

O treinador deu entrevistas na quarta-feira, véspera da partida, e manteve o mistério. Muito além de não deixar os jornais revelarem a escalação, Dunga já ligou o “modo competição” e sabe que qualquer detalhe poderá complicar a vida dos adversários. A princípio, Jefferson, Daniel Alves, David Luiz, Miranda, Luiz Gustavo, Willian, Douglas Costa e Hulk têm as vagas garantidas.

Isso sem contar que o estilo de jogo sem Neymar já foi bastante testado nos últimos dois jogos. A aposta será em um meio-campo com forte marcação e recomposição e muitas jogadas pelas laterais, com Willian e Douglas Costa abertos, com outros dois laterais na retaguarda.

FALTAM TRÊS VAGAS:

Ramires e Oscar participam de treino da seleção brasileira em Teresópolis - Mário Farache / MOWA PRESS - Mário Farache / MOWA PRESS
Imagem: Mário Farache / MOWA PRESS

Lucas Lima ou Oscar?

A primeira dúvida para a escalação do treinador será quem vai ocupar a posição de armador de Dunga. Até os amistosos de setembro, ninguém tinha dúvida de que o lugar era de Oscar. As constantes ausências do meio-campista do Chelsea, no entanto, abriram margem para que Lucas Lima, do Santos, crescesse, fosse convocado e agradece a comissão.

Nos amistosos, Lucas Lima foi bem e recebeu elogios. Além disso, vive melhor momento em sua equipe, que briga para o G-4 do Brasileirão, do que seu concorrente. Oscar não atua pela seleção desde março, foi cortado mais de uma vez por causa de lesão e ainda vê sua equipe em um péssimo momento, vindo de derrotas, por exemplo, como a diante do Southampton, em pleno Stamford Bridge, por 3 a 1.

Fernandinho comemora terceiro gol do Manchester City - PETER POWELL / EFE - PETER POWELL / EFE
Imagem: PETER POWELL / EFE

Fernandinho ou Elias?

A outra vaga no meio-campo de Dunga, neste caso, de marcação, também está entre dois nomes. A única certeza é que Luiz Gustavo será titular. O atleta do Wolfsburg até se poupou em sua equipe para poder chegar 100% nas Eliminatórias.

Elias vive ótima fase com sua equipe no Brasileirão, o líder Corinthians. Além disso, a seu favor, pesa o fato ter ido bem nos amistosos, especialmente contra a Costa Rica. Dunga analisou que o corintiano dá mais dinâmica ao ataque. Fernandinho vive bom momento com o Manchester City, mas ele mesmo reconhece que tem menos poder de ataque do que o de Elias.

“Nós temos um perfil um pouco parecido, altura, estilo parecido de jogo. Jogadores que não costumam ficar com a bola no pé, dão dinâmica para o time. Ele, neste último ano no Corinthians, tem demonstrado a chegada dele na área. E ele tem sido os principais jogadores. Eu não chego tanto na área, procuro organizar mais o time no meio e às vezes consigo alguns chutes de longa distância”, analisou o atleta.

Filipe Luís em jogo pelo Atlético de Madri - AP Photo/Francisco Seco - AP Photo/Francisco Seco
Imagem: AP Photo/Francisco Seco

Marcelo ou Filipe Luís?

Filípe Luís é um dos “queridinhos” de Dunga e não sai da lista por nada. Só por lesão. O lateral esquerdo até deixou o Chelsea para voltar ao Atlético de Madrid para poder atuar com mais frequência. Seu poder de marcação é sua característica marcante.

Uma lesão, no entanto, abriu espaço para Marcelo. O lateral esquerdo vinha em péssima fase na seleção brasileira, chegou a ser esquecido pelo comandante, mas foi lembrado para os últimos amistosos. Na competição com Douglas Santos, do Atlético-MG, sobrou. Mais do que isso: fez dupla insinuante com Douglas Costa, do Bayern de Munique, foi um dos destaques contra Estados Unidos e Costa Rica e ganhou fôlego na competição interna.