Topo

Guerrero apagado! As atuações dos gringos do Brasileirão nas eliminatórias

Guerrero não conseguiu ajudar o Peru a superar a Colômbia - Joaquin Sarmiento/AP Photo
Guerrero não conseguiu ajudar o Peru a superar a Colômbia Imagem: Joaquin Sarmiento/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

08/10/2015 23h12

A primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2018 não foi muito boa para os principais atacantes estrangeiros que atuam no Brasil. Com seis atletas que atuam em solo brasileiro jogando nesta quarta-feira (08), veja como se saíram os representantes estrangeiros de cada clube com a camisa de sua respectiva seleção.

Paolo Guerrero

Principal contratação do Flamengo na temporada, Paolo Guerrero também é a maior aposta do Peru para tentar uma vaga na Copa do Mundo de 2018. Entretanto, no confronto com a Colômbia, o atacante não conseguiu ajudar sua equipe com gols, que lhe garantiram a artilharia geral da Copa América, e viu sua seleção ser derrotada por 2 a 0.

Lucas Barrios

Lucas Barrios teve atuação discreta contra a Venezuela - Federico Parra/AFP Photo - Federico Parra/AFP Photo
Lucas Barrios teve atuação discreta contra a Venezuela
Imagem: Federico Parra/AFP Photo

O centroavante paraguaio, contratado pelo Palmeiras, teve atuação discreta na vitória de sua seleção sobre a Venezuela por 1 a 0. O atleta não conseguiu ser decisivo como foi durante a disputa da Copa América, quando marcou três gols e foi o artilheiro do Paraguai na competição.

Erazo

Erazo marcou o gol que abriu o placar para o Equador contra a Argentina - Juan Mabromata/AFP Photo - Juan Mabromata/AFP Photo
Erazo marcou o gol que abriu o placar para o Equador contra a Argentina
Imagem: Juan Mabromata/AFP Photo

O zagueiro gremista teve seu trabalho “facilitado” por não ter que marcar Messi, que se recupera de lesão, e Agüero, que se machucou no início do confronto. Além disso, o zagueiro viveu momentos de protagonista ao marcar o gol que abriu caminho para a vitória de sua seleção contra Argentina, em Buenos Aires.

Opção como suplentes

Os uruguaios Martin Silva e De Arrascaeta não saíram do banco na vitória por 2 a 0 do Uruguai sobre a Bolívia. O goleiro do Vasco foi preterido por Muslera, que tradicionalmente é o titular da posição.

Para enfrentar o Brasil, o técnico do Chile, Jorge Sampaoli, optou por uma formação com três zagueiros. Com isso, o lateral cruzeirense Mena ficou apenas como opção no banco de reservas.

Para matar a saudade

Diversos atletas que já tiveram passagens pelo futebol brasileiro também estiveram em ação nesta primeira rodada das Eliminatórias.

O lateral Álvaro Pereira, ex-São Paulo e que atualmente joga pelo Estudiantes (ARG), foi titular na partida contra a Bolívia e teve atuação segura. Lodeiro, que teve passagem frustrada pelo Corinthians e tenta recuperar o bom futebol no Boca Juniors, entrou na segunda etapa e teve atuação discreta.

Entre os atletas paraguaios que tiveram passagens pelo Brasil, Victor Cáceres (ex-Flamengo), Samudio (ex-Cruzeiro) foram titulares na vitória do Paraguai e foram bem em suas funções defensivas. Ivan Piris (ex-São Paulo) e Aranda (volante do Vasco que está emprestado ao Olímpia) ficaram apenas como opção entre os suplentes.

O chileno Vargas foi o principal destaque entre os atletas que já atuaram no Brasil. O atacante aproveitou bom cruzamento feito por Matías Fernandez e completou para a meta de Jefferson, marcando o gol da vitória do Chile sobre a seleção brasileira. Já Valdivia, que até pouco tempo ainda atuava com a camisa do Palmeiras, não conseguiu repetir o futebol “mágico” apresentado durante a Copa América e teve atuação apagada, principalmente por conta do bom trabalho defensivo feito por Luiz Gustavo e Elias.

Já os argentinos sentiram bastante a ausência de seu principal jogador, Lionel Messi, e tiveram dificuldade para superar o Equador. Ex-jogadores do Corinthians, Carlos Tevez e Mascherano bem que tentaram, mas não conseguiram demonstrar em campo o futebol que despertou a atenção de grandes clubes mundiais. Já o zagueiro Otamendi, que teve breve passagem pelo Atlético-MG, mostrou segurança na marcação e ajudou a Argentina a garantir o resultado.