Topo

Em clima de final, chilenos provocam brasileiros quatro horas antes de jogo

Danilo Lavieri

Do UOL, em Santiago (Chile)

08/10/2015 17h53

Cerca de quatro horas antes de a bola rolar, o Estádio Nacional, em Santiago, no Chile, já vive verdadeiro clima de final nesta quinta-feira (8). Torcedores chilenos lotaram o entorno do palco do jogo dos donos da casa contra o Brasil, que vale como a abertura das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

O clima não é tão amistoso para os brasileiros. Por várias vezes, jornalistas que trabalhavam no entorno foram identificados como brasileiros e ouviram algumas provocações. "O que vocês estão fazendo aqui? Andando para perder?", disse um vendedor de bebidas. "Vocês vão voltar com três bolas na mala", gritou outro torcedor.

Ambulantes vendem artigos como máscaras, uniformes, bonés e bandeiras do Chile e da maioria dos jogadores da seleção. Alexis Sanchez e Vidal, que são dúvidas, são os que mais recebem as homenagens.

Os produtos têm preços variados, mas por cerca de R$ 10 é possível comprar diferentes artigos para apoiar a seleção local. Há também a livre ação de cambistas. Os ingressos são vendidos por até R$ 650.

O tradicional grito de "Chi-Chi-Chi-Le-Le-Le" era o mais entoado como de costume quando a partida envolve os chilenos. As portas do estádio foram abertas às 17h30, três horas antes de a bola rolar, e os empolgados torcedores já começaram a tomar parte das arquibancadas.

Haverá um mosaico com a inscrição "Vamos Chile" na parte central do Estádio Nacional.

Brasil e Chile abrem a participação nas Eliminatórias nesta quinta. Depois disso, a seleção de Dunga viaja às 14h desta sexta-feira em voo fretado direto para Fortaleza.