Topo

Lewandowski brilha muito! E joga água em chope alemão

Do UOL, em São Paulo

08/10/2015 17h38

A fase de Lewandowski está tão impressionante que ele consegue interferir até em jogo que não participa. Com o gol anotado aos 49 minutos do segundo tempo, no empate em 2 a 2 entre sua seleção, a Polônia, contra a Escócia, o atacante tirou a classificação para a Eurocopa 2016 das mãos da Alemanha e levou a decisão para a última rodada do grupo D.

Parece confuso, mas tem uma explicação. Jogando no mesmo horário, a Alemanha foi surpreendida pela Irlanda e perdeu por 1 a 0. Com isso, ficou com 19 pontos, esperando o resultado de Polônia e Escócia para saber se estaria ou não classificada para a Eurocopa. Com a vitória escocesa por 2 a 1 até o último minuto da partida, a resposta era “sim”.

Mas a grande fase de Lewandowski fez com que tudo fosse levado para a última rodada. No último lance, um gol chorado deixou a Polônia viva e a Alemanha sem a certeza se estará na competição. A cobrança de falta polonesa parou na trave, a bola correu a linha e o atacante apareceu, de carrinho, para vencer o adversário e mandar para o fundo das redes.

Com os resultados, o grupo D fica da seguinte maneira: Alemanha (1º), com 19, Polônia (2º), com 18, e Irlanda (3º), também com 18. O primeiro critério de desempate são os confrontos diretos, e, tanto Polônia quanto Irlanda, que se enfrentam na última rodada, levam vantagem no quesito sobre a Alemanha.

A tarefa da Alemanha, no entanto, é, em princípio, tranquila. Para se classificar para a Eurocopa de 2016, ela precisa apenas empatar com a Geórgia, quinta colocada com apenas nove pontos e que já está eliminada. No duelo entre Irlanda e Polônia, quem vencer fica com a vaga direta e o derrotado vai para a repescagem. Em caso de empate, os poloneses permanecerão na segunda colocação.