Topo

Zagueiro que disputou Copa do Mundo é oferecido ao Santos e anima Dorival

Zagueiro Henrique, que defendeu o Palmeiras, pertence hoje ao Napoli, da Itália - Gazeta Press
Zagueiro Henrique, que defendeu o Palmeiras, pertence hoje ao Napoli, da Itália Imagem: Gazeta Press

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

08/10/2015 06h00

O zagueiro Henrique, ex-Palmeiras e atualmente no Napoli, da Itália, foi oferecido ao Santos por intermédio de empresários. O nome do jogador, que disputou a Copa do Mundo de 2014 pela seleção brasileira, foi repassado ao técnico Dorival Júnior, que ficou animado com a informação.

No entanto, a diretoria santista tratou de desanimar o treinador no dia seguinte. Após uma primeira conversa, a cúpula alvinegra considerou inviável a contratação por causa dos valores financeiros.

Henrique tem contrato com o clube italiano até o fim de 2017, mas o atleta quer retornar ao futebol brasileiro pois amarga a reserva no Napoli.

Para contratar o jogador, o Santos teria que convencer os italianos a emprestarem o jogador gratuitamente e ainda bancarem 50% do ordenado.

Por conta disso, o negócio está parado e dificilmente deve caminhar para um desfecho, segundo dirigentes santistas.

A diretoria do Santos e o técnico Dorival Júnior se reúnem constantemente para planejar a temporada 2016. A cúpula alvinegra já possui uma lista de reforços sugeridos pelo treinador, mas a prioridade é a chegada de um zagueiro.

Como revelou o UOL Esporte, a permanência do zagueiro Werley está descartada para o próximo ano. A rebeldia no clássico contra o Corinthians no clássico do último dia 27, com direito a expulsão e empurrão no quarto árbitro, decretou a saída do jogador no fim do ano.

A diretoria santista já iniciou conversas com o zagueiro Kadu, do Atlético-PR. O atleta de 29 anos tem passagem pelo Corinthians e, atualmente, é titular da zaga do time paranaense.

Com a saída de Werley em dezembro, Paulo Ricardo será a única opção de Dorival para suprir a ausência dos titulares David Braz e Gustavo Henrique na zaga. O técnico santista não tem rejeição ao jovem zagueiro, até o utiliza improvisado como volante, mas o treinador quer a chegada de um defensor mais experiente.

Além disso, Dorival Júnior não confia em Leonardo, zagueiro que fraturou o dedo do pé direito e só deve voltar aos gramados no fim do ano. Campeão brasileiro pelo clube em 2004, o defensor voltou ao Santos por indicação de Robinho no período em que Marcelo Fernandes era o treinador e quase não jogou.

Dorival Júnior já havia solicitado a contratação de um zagueiro para a disputa do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, mas a diretoria santista não conseguiu concretizar nenhum negócio antes do fechamento da janela de transferências de atletas que vem da Europa para o Brasil.

Com o fechamento da janela, os dirigentes santistas ainda tentaram a contratação do zagueiro João Carlos, atleta desconhecido no futebol brasileiro. No entanto, o presidente Modesto Roma alegou que desistiu da contratação após a informação ser vazada pelo UOL Esporte.

O defensor de 33 anos foi revelado pelo Vasco em 2001 e depois se transferiu para a Europa, onde atuou em clubes de "segundo escalão". Ele defendeu o CSKA Sofia, da Bulgária, Lokeren, da Bélgica, Genk, clube belga, Anzhi, da Rússia, e o mais importantes deles, o Spartak de Moscou.