Topo

Conmebol critica suspensão de Platini, mas se cala sobre Blatter

AFP PHOTO/FABRICE COFFRINI
Imagem: AFP PHOTO/FABRICE COFFRINI

Do UOL, em São Paulo

09/10/2015 18h38

A Conmebol se posicionou de maneira contrária à suspensão de 90 dias do presidente da UEFA, Michel Platini. Em nota oficial, a entidade afirmou que o francês não foi considerado culpado de nenhuma acusação e, por isso, tem o direito à presunção de inocência.

A entidade, no entanto, não se posiciona sobre a mesma punição imposta a Joseph Blatter, que, assim como o francês, não foi considerado culpado de nenhuma acusação.

Na manhã da última quinta-feira (8), o juiz alemão Hans-Joachim Eckert decidiu levar a cabo a sugestão do comitê de ética da Fifa e promoveu o afastamento de Blatter, acusado de corrupção e má gestão. A pena de três meses também vale para Michel Platini, presidente da Uefa, e Jerome Valcke, que foi o número 2 da Fifa e já estava afastado. As suspensões podem ser prorrogadas por 45 dias.

O comitê de ética da Fifa abriu processo contra o suíço no dia 5 de outubro, para investigar pagamento de cerca de R$ 8 milhões feito a Platini em 2011. O dinheiro pertencia à Fifa e, segundo Blatter, foi entregue ao francês por serviços prestados de 1999 a 2002. O dirigente da Uefa defende que o montante foi recebido legalmente. "Nada irá me deter de garantir que a verdade seja conhecida", disse Platini, em nota, antes de a suspensão ser aplicada.

Blatter também é acusado de gestão fraudulenta e suspeito de apropriação indébita, em caso relacionado à venda de direitos televisivos das Copas de 2010 e 2014.

Confira a nota oficial da Conmebol:

A Confederação Sul-Americana de Futebol não compartilha da decisão de suspender provisoriamente de toda atividade relacionada ao futebol o candidato à presidência da Fifa, Sr. Michel Platini.

É fundamental que a justiça desportiva siga seu curso com a finalidade de esclarecer com prontidão e de forma definitiva tudo isso. Mas ao mesmo tempo, a presunção de inocência é um direito fundamental que deve ser considerado. O Sr. Platini não foi considerado culpado de nenhuma acusação e sua suspensão provisória coloca em risco a integridade do processo eleitoral à presidência da Fifa, da qual participa como candidato. Por esse motivo, o parecer da Conmebol é de que a suspensão é desproporcional e prematura.

A Conmebol pede a reconsideração da suspensão provisória que foi imposta ao Sr. Platini e que a este seja permitido, sem atrapalhar seus direitos como candidato, a continuar sua candidatura à presidência da Fifa com todas as garantias.

Nesses tempos difíceis que exigem uma reforma integral na Fifa, a Conmebol crê firmemente na capacidade do Sr. Platini para dirigir a Fifa e orientar o mundo do futebol a ter um futuro mais brilhante.

Enquanto seguem as investigações e até que existam razões claramente justificadas para que seja alterada, o afirmado constitui a postura da Conmebol.