Topo

Espanha se classifica à Euro 16 em jogo de lesões e mais vaias a Piqué

Do UOL, em São Paulo

09/10/2015 17h35

Atual bicampeã europeia, a Espanha está classificada para a Eurocopa 2016. Nesta sexta-feira (9), na penúltima rodada das eliminatórias do torneio continental, os espanhóis venceram Luxemburgo por 4 a 0. Os gols da vitória foram marcados por Santi Cazorla e Paco Alcácer, que fizeram dois tentos cada.

Com o resultado, a Espanha chegou a 24 pontos, com oito vitórias e apenas uma derrota, e garantiu o 1º lugar do grupo C com antecedência. Na última rodada, os espanhóis visitam a Ucrânia, que briga pela segunda vaga do grupo ou, na pior das hipóteses, pelo lugar na repescagem.

Apesar da vitória sem sustos e da classificação antecipada, a Espanha tem o que lamentar. Vicente Del Bosque perdeu por contusão dois jogadores titulares na seleção e em seus respectivos times.

O centroavante Alvaro Morata, xodó da Juventus, e o meia David Silva, do Manchester City, foram substituídos ainda no primeiro tempo. O primeiro, aliás, deixou o campo de maca. Ambos têm suspeita de lesão muscular.

Só nesta data Fifa, nomes como David Luiz, Mario Götze, Ivanovic, Matic, Agüero e Benzema já haviam se contundido por suas respectivas seleções. Má notícia também para os clubes.

A classificação da Espanha ainda ficou marcada por mais um episódio de hostilidade contra Gerard Piqué. O zagueiro do Barcelona voltou a ser vaiado pelo próprios torcedores espanhóis durante quase todo o jogo.

Piqué é vaiado no jogo da Espanha - Cesar Manso/AFP Photo - Cesar Manso/AFP Photo
Piqué foi vaiado por torcedores espanhóis em jogo da seleção no próprio país
Imagem: Cesar Manso/AFP Photo

Bastava o catalão tocar na bola, que subia o som no estádio em Logroño, na província de La Rioja, no Norte da Espanha. Também era possível de ouvir alguns gritos de apoio ao marido de Shakira, em menor escala, porém.

O estopim da rejeição de parte dos espanhóis a Piqué aconteceu na comemoração do título nacional do Barcelona na temporada passada. Na ocasião, ele ironizou o Real Madrid e o craque Cristiano Ronaldo e desagradou os torcedores e a imprensa da capital.

Além disso, o zagueiro já se posicionou favorável à independência da Catalunha, província que luta historicamente pelo desligamento do resto da Espanha. Soma-se as provocações ao Real com a rejeição da Coroa Espanhola, está explicado o porquê das vaias para Piqué, que falou sobre o tema após a partida.

"Não quero me repetir, mas não se pode duvidar de mim. Que o povo olhe meu rendimento com a seleção desde os 16 anos. A seleção é minha casa, minha família e quero continuar vindo", afirmou Piqué.

"Nunca disse que estive contra a seleção ou contra o país. Com o tempo, tudo vai se solucionar", finalizou o zagueiro catalão.