Topo

Oscar volta mal após ausência por lesão e vira foco de críticas na seleção

Danilo Lavieri

Do UOL, em Santiago (Chile)

09/10/2015 10h00

Sem jogar pela seleção desde março, Oscar virou o principal alvo de críticas no time de Dunga após a derrota por 2 a 0 para o Chile, na noite da última quinta-feira (8), em Santiago, pela estreia das Eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia de 2018.

Sem disputar a Copa América e os últimos amistosos por causa de lesão, o meio-campista foi reintegrado ao grupo, já voltou como titular, mas não teve a atuação à altura do que era esperado.

Segundo dados da Conmebol, o atleta do Chelsea errou um passe a cada cinco que tentou. Além disso, deu dois chutes errados e conseguiu recuperar apenas duas bolas no meio-campo. Tal desempenho fez com que fosse eleito o pior em campo pelos blogueiros do UOL Esporte.

Dunga admitiu um desempenho irregular de seu atleta, mas ponderou que ele foi o responsável pelos contra-ataques obtidos, principalmente no segundo tempo. Para ele, faltou verticalidade e velocidade como um todo para a seleção.

“Ele alternou um pouco durante a partida, mas os contra-ataques sempre foram puxados por ele. No final, faltou um pouco de uma decisão melhor, porque tivemos algumas oportunidades. O Chile pressionou e a gente sabia que seria assim. Talvez com mais velocidade conseguiríamos o gol”, afirmou.

O próprio jogador reconhece que poderia ter chutado mais, especialmente em um contra-ataque no segundo tempo em que ficou cara a cara com Claudio Bravo, mas optou por não chutar porque estava com a bola na perna esquerda.

“Jogamos melhor que o Chile no primeiro tempo. Começamos bem no segundo. Tivemos umas quatro bolas de contra-ataque que deveríamos ter chutado no gol. Acabamos errando na bola parada e levamos o gol. Saio triste porque estávamos bem. Acho que no final eu poderia ter finalizado melhor. A melhor opção era ter chutado com a canhota”, afirmou o atleta.

Oscar não vive a melhor fase na carreira. No Chelsea, que também atravessa fase irregular e já não tem titularidade garantida. Na última rodada do Campeonato Inglês, viu sua equipe ser derrotada em casa pelo Southampton.

No Brasil, as alternativas imediatas na atual lista de Dunga seriam as entradas de Lucas Lima, que disputou os últimos dois amistosos de preparação contra Costa Rica e Estados Unidos, ou Kaká, convocado de última hora para o lugar de Philippe Coutinho.