Topo

Primeiro Gre-Nal de 2016 poderá valer por dois. Depende da TV

Clássico ainda não tem data e depende de acerto com FGF pra valer por dois - Alexandre Lops/Divulgação Inter
Clássico ainda não tem data e depende de acerto com FGF pra valer por dois Imagem: Alexandre Lops/Divulgação Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/10/2015 13h11

O primeiro Gre-Nal de 2016 poderá valer por duas competições diferentes. Depois de receber aval da CBF, a Liga Sul-Minas-Rio (que agora tenta fixar o nome de Primeira Liga) agiliza o encaixe de seus jogos no calendário e pretende duplicar o peso do clássico entre os gaúchos no início do próximo ano. A ideia foi debatida entre os rivais e depende de aprovação da Federação Gaúcha de Futebol, que ainda aguarda reunião técnica sobre o tema.

Ainda sem data para ocorrer, aguardando sorteio do Gauchão, o Gre-Nal da fase de classificação do Campeonato Gaúcho também valeria pela fase de grupos da nova competição. A ideia visa reduzir as datas necessárias para participação de ambos os clubes no torneio e usa, como precedente, a disputa da Recopa Gaúcha de 2015. No início de fevereiro, Lajeadense e Inter se enfrentaram em partida que terminou empatada pelo estadual e foi para os pênaltis no torneio. Nas cobranças, a equipe do interior levou a melhor.

“Se a federação aceitar, vamos precisar de apenas mais duas datas para disputar toda a Liga. Grêmio e Inter já estão acertados neste sentido”, disse Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio. “Fui consultado sobre isso, mas ainda não falamos sobre ele. É preciso ver como será a parte comercial, se a transmissão será feita pela mesma emissora ou não. Isso pode criar um conflito”, comentou Francisco Novelletto, presidente da FGF.

As demais datas a serem utilizadas por Grêmio e Inter seriam em 28 de janeiro e outra na primeira semana de março. A liga terá cinco datas em seu ano inicial e 12 times. Haverá três grupos de quatro times, com a classificação de quatro equipes para a semifinal, os primeiros colocados e o melhor segundo. Depois, mais dois jogos da final e semifinal.

“Este projeto já é uma realidade, é um processo que não tem mais volta. As federações precisam entender e ajudar”, comentou Bolzan Jr.

A participação da dupla Gre-Nal no torneio tem gerado polêmica. Desde janeiro, o Grêmio passou a adotar postura distante da FGF – por entender que o rival Internacional é favorecido em diversos aspectos, e com isto se mostra amplamente favorável a uma competição paralela ao estadual. O Inter, por sua vez, tem participado da Primeira Liga, mas sem o mesmo entusiasmo do rival e de outros clubes.