Topo

Grêmio deixa tradição de lado e monta pré-temporada caseira em 2016

Clube vai abrir mão de viajar ao interior do RS para privilegiar questão técnica - Lucas Uebel/Grêmio Divulgação
Clube vai abrir mão de viajar ao interior do RS para privilegiar questão técnica Imagem: Lucas Uebel/Grêmio Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

10/10/2015 06h00

A tradição de deixar Porto Alegre nos primeiros dias do ano voltará a ser quebrada pelo Grêmio. Ao contrário dos últimos anos, a pré-temporada do clube deverá ser realizada na capital gaúcha. No CT Luiz Carvalho, próximo à Arena. A ideia é valorizar a estrutura própria, intensificar o aspecto técnico e até evitar gastos com o deslocamento.

Em janeiro deste ano, por exemplo, o Grêmio se mudou para Gramado e lá ficou por mais de uma semana. Os treinos sob comando de Luiz Felipe Scolari repetiram uma rotina que é comum na história do clube (assim como no rival Inter). Ir ao interior, se aproximar da torcida e deixar jogadores em regime de concentração total.

Além do município de Gramado, o Grêmio recentemente também treinou em Bento Gonçalves e nas duas cidades encontrou um ponto que gera dor de cabeça: os gramados. É este quesito técnico que pesa consideravelmente para que o elenco fique em Porto Alegre. No CT, o campo é considerado ponto alto. Impecável mesmo com fortes chuvas, tempo seco ou sol intenso.

O clube tratará nas próximas semanas da logística, mas o hotel habitualmente usado para concentração antes de jogos em Porto Alegre servirá de QG na pré-temporada. O convênio com o local existe há anos e facilita por ficar próximo do estádio e do CT.

Já pensando no próximo ano, o Grêmio avança em sua missão de prospectar reforços. A diretoria garante ter mais de 20 nomes listados e vários com contatos já iniciados. As renovações de Galhardo, Erazo, Maicon e Douglas também estão em pauta.